sábado, 24 de março de 2012

Festa do caldo no pote recria tradição secular

Mais de 15 caldos diferentes, feitos no pote, em lume a lenha e ao ar livre, vão poder ser degustados numa festa à moda antiga marcada para hoje  24 de março, em Sabariz, concelho de Vila Verde. 

Os caldos de farinha, de nabos, de nabiças, de feijão, de bacalhau e de miúdos, além do tradicional caldo verde, são apenas algumas das receitas que homens e mulheres de Sabariz aceitaram reproduzir, recriando uma tradição secular da freguesia.
Trata-se da Festa do Caldo do Pote, numa iniciativa conjunta da Junta de Freguesia e da Associação Popular de Sabariz, que conta ainda com o envolvimento da Paróquia. "Guardados na velha arrecadação ou ainda em uso nalgumas casas da aldeia, os potes de ferro estão a mobilizar a população da freguesia de Sabariz, que se prepara para reviver um dos aspetos mais relevantes da gastronomia quotidiana das gentes no interior do Minho", refere a organização.
Mais de dezena e meia de potes de ferro de diferentes tamanhos estão a ser preparados para que se possa recordar os caldos feitos à lareira, no mundo rural. Os trabalhos preparatórios passam pela "queima" controlada dos potes, feita à base de gordura do porco, couves e, por tradição de alguns, também com recurso a cinzas.
É um processo que exige, igualmente, que esteja sempre que possível cheio de água na lareira a ferver. Sempre que o pote não está a "funcionar", é untado com azeite para que não ganhe ferrugem.
Em Sabariz, foram identificados potes de diversos tamanhos, desde os 10 litros a mais de 40. No dia da festa, os potes serão colocados sobre fogueiras a lenha, num espaço ao ar livre, junto à sede da Junta de Freguesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário