Europa continua a registar inúmeras estradas cortadas e voos cancelados devido à neve
00h03m
O frio vai continuar por Portugal hoje, com uma ligeira subida da temperatura mínima, mas com queda de neve no Norte e Centro acima dos 800 metros de altitude. Também não vão faltar períodos de chuva. Esta vai ser mais intensa no Norte e Centro, amanhã.
O frio vai continuar nos próximos dias, podendo atingir valores negativos. De acordo com o Instituto de Meteorologia, o estado do tempo em Portugal manter-se-á "com temperaturas abaixo da média, em especial da mínima, para valores que em vários locais podem ser negativos, o que associado à presença de humidade poderá originar em vários locais a formação de gelo ou geada".
Ontem, caiu neve em várias zonas do país. O nevão intenso que caiu no distrito de Vila Real provocou o caos nas estradas do distrito, com as autoridades a receberem inúmeros pedidos de ajuda para automobilistas retidos na neve. A principal estrada de ligação de Trás-os-Montes ao litoral, o IP4, esteve cortada durante horas desde a serra do Marão, entre Vila Real e Amarante.
No entanto, em toda a sua extensão o IP4 esteve muito condicionado, circulando-se muito lentamente e muitos carros ficaram presos na estrada. O mesmo nas auto-estradas A7 e A24.
No resto da Europa a situação continua caótica. Ontem, na Alemanha, a neve e o gelo bloquearam centenas de carros nas auto-estradas do nordeste do país. Na A20, no Lander de Mecklenburg-Pommerania, camiões bloquearam durante horas a circulação. Em Schleswig-Holstein as autoridades foram obrigadas a encerrar as auto-estradas dizendo aos condutores para ficarem em casa.
Pelo segundo dia consecutivo o aeroporto de Frankfurt registou mais de 60 anulações de voos e os restantes registaram em média uma hora de atraso.
Em França, mais de mil passageiros ficaram bloqueados durante a noite no aeroporto de Lyon.
Em Genebra, na Suíça, o aeroporto foi encerrado durante a noite de sábado, deixando milhares de passageiros em terra. O tráfego aéreo foi retomado desde o início da tarde de ontem.
Fonte: LEONOR PAIVA WATSON
Sem comentários:
Enviar um comentário