domingo, 5 de fevereiro de 2012

Portugueses dão cartas em Espanha

Xantar – Salão de Gastronomia e Turismo
Um menu de quatro pratos foi a proposta que a equipa olímpica de culinária de Portugal confeccionou ontem ao vivo perante as centenas de visitantes que passaram pelo Xantar 2012, na cidade de Ourense, Galiza, num dos maiores salões de gastronomia e turismo do norte de Espanha. Carlos Gonçalves, Nuno Seixas e Luís Gaspar – recentemente premiados com medalhas de ouro e prata num concurso internacional no Luxemburgo – escolheram os crustáceos, o lavagante e a carne de novilho, com respectiva sobremesa, para promover a modernidade da cozinha nacional por terras espanholas.


Este certame, que vai na sua 13ª edição, conta com uma forte presença portuguesa, com destaque para a Região de Turismo dos Açores, a convidada oficial do salão. O dia de ontem foi dedicado ao Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, que, além da equipa olímpica de cozinha, está representada pelo restaurante Taberna do Alfaiate (na Lapa, Cartaxo) e levou uma comitiva da Associação Santarém Capital da Gastronomia, numa acção de promoção e atracção de visitantes para o próximo Festival Nacional de Gastronomia, que se realiza entre Outubro e Novembro.
“Viemos sobretudo para promover o nosso festival e retribuir um favor, uma vez que a Galiza tem sido uma região parceira, sempre com uma forte presença em Santarém”, explicou ao CM António Valente, vice-presidente do festival de gastronomia ribatejano. As entidades de turismo do Douro e Minho também marcaram presença na Xantar, cada uma com um restaurante convidado.

Sem comentários:

Enviar um comentário