terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Líder do PS está preocupado com a desertificação de Trás-os-Montes


António José Seguro passou pelo distrito de Bragança, na passaa sexta-feira, para agitar a bandeira da “Defesa pelo Interior”, que contempla os oito distritos mais isolados do país. Depois de passar por Mirandela, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta, e Mogadouro, a visita terminou com um jantar-comício em Torre de Moncorvo.
Foto: Jornal Nordeste
O secretário-geral do Partido Socialista (PS) deu especial destaque àquilo que considera ser uma “dupla penalização do Interior no acesso à saúde”, lembrando que o memorando assinado com a “troika” não implica uma diminuição da “qualidade da prestação dos serviços públicos” mas também apresentou bons exemplos na região.
“Há aqui uma dupla penalização porque as taxas moderadoras aumentaram exageradamente, mas as pessoas que vivem no Interior têm de pagar ainda mais e, muitas vezes, mais do que a própria taxa moderadora com a deslocação que fazem em termos de transportes”, constatou.
Antes do jantar, António José Seguro discursou na Câmara de Torre de Moncorvo, onde se mostrou atento à desertificação de Trás-os-Montes. Na opinião do representante do PS, há um preocupante “fluxo migratório do interior para o litoral” sobretudo de jovens “obrigados a irem à procura de oportunidades de emprego”. Por isso, considera que deve existir uma“ responsabilidade colectiva do Estado em ajudar a desenvolver o interior”. 

Exemplos positivos do Douro Internacional são incentivo
à inversão de políticas

Mas a visita ao distrito de Bragança serviu também para conhecer novas potencialidades como o Douro Internacional, que no ano passado recebeu mais de 80 mil visitantes, ou a Adega Cooperativa de Freixo de Espada à Cinta que “está bem e recomenda-se”, disse José Seguro. “Os cooperantes neste momento já receberam uma antecipação de dinheiro para fazer garantir a capacidade para continuar a produzir e assim garantir a sobrevivência da própria cooperativa”, referiu. E acrescentou: “é apenas um exemplo, em momentos difíceis para o nosso país, de como há coisas positivas e fantásticas no interior”. Depois de Bragança, o secretário-geral do PS passou pelos distritos da Guarda e de Vila Real.

Sem comentários:

Enviar um comentário