quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Vinho do Porto quer "reter mais divisas" dos turistas

Instituto dos Vinhos do Douro e Porto arranca hoje em Matosinhos a formação aos restaurantes e hotéis para ensinar a servir o vinho aos clientes estrangeiros.



As acções de formação vão decorrer nesta primeira fase apenas no Grande Porto e na região do Douro, em especial nos restaurantes e hotéis mais frequentados pelos estrangeiros. No próximo ano, disse esta manhã o presidente do IVDP, Manuel Cabral, deverá arrancar iniciativa semelhante noutras regiões do País. 

A formação irá durar entre duas horas e meia a três horas, sempre ao início da tarde e nos primeiros dias da semana. Manuel Cabral admitiu na sessão de apresentação que pode ser um tempo "insuficiente" para mudar hábitos, pelo que a eficácia da iniciativa será avaliada periodicamente. 

Como o Negócios noticiou no mês passado em primeira mão, o instituto público investirá este ano 2,3 milhões de euros na promoção e internacionalização, tentando contrariar a quebra no posicionamento comercial na última década. 



Em 2011, o sector do vinho do Porto registou uma quebra de facturação de 4,1% face ao ano anterior, para 355,5 milhões de euros. Venderam-se no ano passado menos 417.720 caixas, tendo o preço por litro estabilizado (aumentou apenas um cêntimo, para 4,31 euros. 

Esta formação junto da restauração e hotelaria está entre as iniciativas em destaque num plano promocional com horizonte a três anos, pretendendo o IVDP que os turistas sejam os melhores embaixadores da "experiência Porto", no regresso a casa.

O director de comunicacao e marketing do IVDP, Paulo Pinto, destacou a "componente macroeconómica" deste projecto, incluindo pela possibilidade de "retenção de divisas dos turistas estrangeiros".

As "aulas" serão divididas em informação teórica, prova de vinhos e teatralização do momento de serviço. As equipas de sala vão aprender as diferentes categorias do vinho do Porto, como deve ser servido, o tipo de copo ideal e as temperaturas, assim como as harmonizações gastronómicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário