sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Americanos celebram Dia do Vinho do Porto


FOTO: FERNANDO PENEIRAS

O Center for Wine Origins celebra no dia 27 de janeiro o Dia do Vinho do Porto, estimulando os consumidores americanos a preferirem a denominação de origem e recusarem imitações.
O Center for Wine Origins, em Washington DC, fundado pelo Instituro do Vinho do Douro e Porto (IVDP) e pela região de Champagne, assinala o Dia do Vinho do Porto no próximo dia 27 de janeiro, uma sexta-feira. A ação, diz o IVDP, visa "encorajar o consumo do genuíno e único vinho que provém da Região Demarcada do Douro". alertando os americanos para a necessidade de "proteger a denominação de origem Porto" e evitar fraudes ou imitações.
Os consumidores podem participar no Dia do Vinho do Porto através de várias redes sociais como blogs, twitter, facebook, partilhando opiniões e sugestões acerca do vinho do Porto. Noutro plano, podem aderir a diversas atividades que se irão desenvolver em várias cidades dos Estados Unidos da América.
Concurso de fotografias de Porto
Em simultâneo com a celebração, o Center for Wine Origins lançou um concurso, desafiando os americanos a fotografar os seus vinhos do Porto favoritos. A iniciativa reforça o trabalho de proteção da denominação de origem Porto que o IVDP tem desenvolvido e que começa  a dar resultados. Um estudo recente junto de mil consumidores indica que os americanos estão preocupados com os plágios e com a defesa da origem dos vinhos. Perto de 80% dos inquiridos consideram que a região de proveniência é um importante fator no momento da compra.
Os Estados Unidos é um dos mercados em que o IVDP mais se tem esforçado em educar os consumidores, advertindo que por detrás de um produto está sempre uma paisagem específica e uma região com um "terroir" específico e único no mundo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário