quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Douro:Documentários sobre sete escritores durienses apresentados hoje na Régua
Peso da Régua, 15 dez (Lusa) – A Direcção Regional de Cultura do Norte apresentou hoje, na Régua, os sete documentários do projeto “O Douro nos caminhos da literatura” que propõe uma viagem pela região através da obra e lugares de eleição de escritores durienses.
Os documentários homenageiam os escritores João Araújo Correia, Domingos Monteiro, Pina de Morais, Aquilino Ribeiro, Trindade Coelho, Guerra Junqueiro e Miguel Torga.
A sessão de apresentação foi presidida pelo secretário de Estado da Cultura, Elísio Sumavielle, e contou com a presença da diretora regional de Cultura do Norte, Paula Silva.
“Os escritores são aqueles que mais rapidamente absorvem esse espírito de lugar e que o conseguem transmitir. São aqueles que conseguem transmitir aquilo que é o Douro de
A produção audiovisual "O Douro nos Caminhos da Literatura" consistiu na adaptação para documentário televisivo, com posterior lançamento em DVD, dos livros da coleçã forma bastante veemente e bonita”, afirmou Paula Silva.
o "Viajar com… os Caminhos da Literatura", da responsabilidade da DRCN.
O objetivo do projeto é dar a conhecer a região do Douro e Trás-os-Montes, a partir da obra dos seus escritores, procurando simultaneamente mostrar de que forma esta região influenciou a sua vida e obra.
Segundo a DRCN, são “olhares e sensibilidades necessariamente diversos, focados em realidades geográficas e relacionais diferenciadas e experimentadas num período temporal desde meados do século XIX (Guerra Junqueiro nasceu em 1850) até ao dealbar do novo milénio (Miguel Torga morreu em 1995)”.
“É, portanto, um Douro marcado pela incontornável passagem de mais de um século, com as transformações e evoluções inerentes, sendo uma das mais visíveis a que acabou por domar ‘o rio de mau navegar’ com a construção das barragens”, referiu a direção regional.
“O Douro nos Caminhos da Literatura” não se “esgota no roteiro sentimental e geográfico da região e num convite a visitas demoradas à paisagem que a UNESCO distinguiu em 2001 como Património da Humanidade, pretende também ser um pretexto para recordar e fruir um legado literário que merece manter-se vivo entre as novas gerações de leitores”.
O plano do projeto para cada um dos autores escolhidos contemplou um documentário para televisão (RTPN), um programa de rádio, um DVD para duplicação e distribuição por bibliotecas e escolas da região e um site coletivo, com imagens e depoimentos, que se pretendeu atrativo para um público jovem e toda a comunidade escolar.
Paula Silva referiu ainda que os documentários serão traduzidos para serem transmitidos na RTP Internacional.
O projeto junta à DRCN o escritor Francisco José Viegas, o jornalista Mário Augusto Pereira e o sociólogo António Barreto e contou ainda com testemunhos e memórias de familiares dos autores referenciados.
Produzido pela produtora "Ideias e Conteúdos Lda.", "O Douro nos Caminhos da Literatura" tem como parceiros a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Fundação EDP e a RTPN.
A produção destes filmes contou com o apoio dos municípios de Peso da Régua, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Sabrosa, Mesão Frio, Sernancelhe e Lamego.
O orçamento do projeto foi de 220 mil euros, comparticipados por fundos comunitários, e inclui ainda a realização de exposições bibliográficas de cada um dos autores.
Por fim, Paula Silva referiu que a ideia é alargar o projeto a outros artistas, como pintores ou escultores, do Douro.
fonte:Lusa
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário