terça-feira, 2 de abril de 2013

Turismo do Douro lança Guia Turístico da Rede das Aldeias Vinhateiras

A Turismo do Douro apresenta na próxima sexta-feira, mais uma importante ferramenta de promoção da Rede de Aldeias Vinhateiras do Douro, um mês depois da constituição da Associação de Desenvolvimento Wine Villages – ADRAV Douro, actual responsável pela condução dos destinos da organização, promoção e desenvolvimento do património material e imaterial da rede das aldeias vinhateiras do Douro.
O Guia Turístico da Rede de Aldeias Vinhateiras – que será apresentado dia 5, pelas 15h30 no Museu do Douro – «será mais um instrumento para a promoção turística do

Antonio Martinho
Presidente  - Turismo do Douro
Douro. Mas, de igual modo, pela informação nele contida, pelos dados que proporciona ao turista para melhor fruir o Douro, desde logo, a própria riqueza de cada uma das Aldeias Vinhateiras, com o seu enquadramento na região, contribuirá para a revitalização socioeconómica e para a fixação da população nesta parcela do interior do país», escreve António Martinho no prefácio.


Elaborado pela Crimafil, o Guia Turístico da Rede de Aldeias Vinhateiras possui 100 páginas a cores com conteúdos introdutórios dedicados ao enquadramento geográfico e histórico das seis aldeias onde se explicam os fundamentos da sua importância para a Região Demarcada que lhes valeram o epíteto de Aldeia Vinhateira e o seu papel transversal nos produtos turísticos estratégicos definidos para o Douro, Touring Cultural e Paisagístico, Turismo de Natureza e Gastronomia e Vinhos.
Os forais, a história dos pelourinhos, igrejas e mosteiros, a heráldica das casas brasonadas, os rituais e as tradições ancestrais, os feitos das figuras ilustres, as lendas e estórias antigas, curiosidades locais e regionais, tudo está nas páginas dedicadas a cada aldeia vinhateira. Paginadas com uma sintonia estética de grande profissionalismo, a informação partilha harmoniosamente o espaço com fotos e mapas de localização das aldeias na Região e plantas dos respectivos centros rurais.
Não faltam quadros com as distâncias em tempo e quilómetros entre aldeias e relativamente a centros urbanos. Há ainda sobre cada aldeia sugestões de circuitos a realizar e informação sobre o que visitar num raio de 60 Kms.
O Guia dedica as ultimas vinte páginas ao Douro Natural e à descrição detalhada da “Grande Rota das Aldeias Vinhateiras”, um circuito «que propicia ao turista o contacto com várias experiências de natureza paisagística, ambiental e natural, conduz o visitante ao melhor do património edificado, vernacular ou senhorial do Douro, levando-o ao contacto com a melhor gastronomia e com a imensa paleta de sensações que a subtileza dos vinhos do Douro permitem alcançar». Esta informação inclui um directório com contatos úteis e informação sobre alojamento, restauração e enoturismo da Região.
O lançamento do Guia integra um conjunto de iniciativas e ferramentas de promoção e comunicação da Rede de Aldeias Vinhateiras, inscritas na candidatura ao ON2-Norte. A Turismo do Douro continua a trabalhar outras das vertentes do projecto como a sinalética turística e o website das Aldeias Vinhateiras, cuja adjudicação formalizou recentemente.
Nesse sentido contribui em larga medida para o desenvolvimento do meio rural como explica o Presidente da Turismo do Douro: «(…) Estamos a prosseguir nas estratégias que nos levam a trilhar os caminhos do desenvolvimento, de forma integrada. E o turismo pode ter aí um papel importante a desempenhar. As Aldeias Vinhateiras são, como o seu nome indica, centros rurais.
Reconhece-se que o seu património construído – religioso ou civil -, bem como as suas tradições podem constituir um importante fator da sua oferta turística. A “revitalização dos espaços rurais” enquadra-se no conceito de multifuncionalidade das atividades agrícolas em que a paisagem, o património cultural e o turismo estão presentes e podem desempenhar um papel fundamental. E como o que o Meio Rural tem para oferecer a nível de recursos turísticos se apresenta, hoje, com claras vantagens competitivas, com base em experiências e produtos diferenciadores, então estaremos a realçar aspetos diferentes, únicos, intransferíveis, marcas que cada vez mais se destacam na procurado turista»

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