sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A Ferreirinha” regressa no Natal


No ano da comemoração do 200º aniversário de Dona Antónia e depois de a Unesco ter considerado, há 10 anos, o Douro como Património da Humanidade, a RTP2 emite todos os dias, já a partir do dia 25 de Dezembro pelas 19:00, a série nacional “A Ferreirinha”.

Com argumento de Moita Flores, conta-se a história lendária de uma mulher corajosa, rica proprietária da região do Douro. 
Já viúva, D. Antónia Ferreira recusa o casamento de sua filha com o filho do Duque de Saldanha, chefe do governo de Sua Majestade. 
A partir deste facto histórico segue-se a vida desta mulher, a sua luta pela preservação do seu património, das suas vinhas e do seu vinho, da sua família e das gentes que trabalham nas suas terras. 
A esta história junta-se a história de amor de Camilo Castelo Branco com Ana Plácido. Um amor adúltero que vai levar os amantes à prisão.


Filomena Gonçalves encarna a personagem da rainha do Douro, Dona Antónia Ferreira. João Reis interpreta o papel do grande escritor romântico Camilo Castelo Branco que tenta seduzir Ana Plácido, uma interpretação de Catarina Furtado, recriando um dos amores trágicos da história deste país.
A realização é de Jorge Paixão da Costa, a música de AntónioVitorino de Almeida e as interpretações são de  António Capelo, Filipe Duarte, Isabel Abreu, João Carvalho, Rui Luís Brás, Sofia Duarte Silva, Vítor Rocha, Rui David, Joana Figueira, Nicolau Breyner, António Reis, Henrique Viana, António Rama, João Lagarto para além de Filomena Gonçalves, João Reis e Catarina Furtado.

Fonte Ler mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário