segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

fenómeno de "Robin dos bosques" - Piratas doam com cartões de crédito alheios

Aconteceu um fenómeno de "Robin dos bosques" dos tempos modernos: o grupo de de piratas informáticos designado 'anonymous' roubou números de cartões de crédito com que doou dinheiro a instituições de caridade.

O ano que agora está prestes a terminar foi marcado por ataques piratas a várias empresas conhecidas mundialmente, no entanto, agora um grupo de piratas foi mais longe e roubou informações de cartões de crédito para dar uma prenda de Natal, em dinheiro, a instituições de caridade.
No dia de Natal, o grupo de piratas publicou uma mensagem na rede social Twitter em que afirma ter tido acesso a cerca de 200 gigabytes de informação, entre e-mails, palavras-chave e números de cartões de crédito. A empresa atacada onde os infratores foram buscar informação chama-se Stratfor e trata-se de uma companhia de segurança que detém milhares de dados de clientes de instituições importantes norte-americanas. 

Os dados dos cartões de crédito foram, depois, utilizados para efetuar doações a instituições sem fins lucrativos nos Estados Unidos. Os recibos das transferências foram revelados, no entanto os valores não são conhecidos. Fonte do grupo de hackers afirma que a Stratfor não tinha encriptado os dados, daí que tenham conseguido aceder aos mesmos com relativa facilidade.

Os piratas Anonymous já anunciaram que, Até ao ultimo dia de 2011, têm a intenção de perpetrar mais ataques informáticos, nos quais visam roubar aos ricos para dar as pobres. Citado pela imprensa americana, nomeadamente pelo The Columbus Dispatch, o grupo disse estar inspirado pela quadra natalícia para assaltar uma longa lista de alvos.

A Cruz Vermelha e a organização Save the Children, entre outras, foram beneficiadas por este crime informático.

Relembre-se o fato de que, já há cerca de um mês, o grupo Anonymous e outro chamado TeaMp0isoN tinham dado início a uma operação designada 'Robin Hood' com a qual, segundo afirmaram à comunicação social, pretendiam "restituir às pessoas aquilo com que o sistema e os bancos ficaram"

Sem comentários:

Enviar um comentário