domingo, 1 de julho de 2012

Segunda edição do "Entre Margens" arranca a 05 de julho


A segunda edição do projeto "Entre Margens" arranca a 05 de julho, em Vila Nova de Gaia, e, ao longo de quatro meses, vai promover, em oito localidades, exposições fotográficas que revelam novos olhares sobre o Douro.

A edição 2012, que termina a 28 de outubro, em Lamego, foi apresentada hoje, no Peso da Régua.
Promovido pela Fundação Museu do Douro, o projeto "Entre Margens: o Douro em Imagens" é um programa de intervenção cultural sobre o património imaterial da região duriense que este ano une oito concelhos da região em torno da cultura e arte.
A autoria do projeto é da Procur.arte Associação Cultural e conta com um orçamento de 800 mil euros, apoiado por fundos comunitários.
"Este ano temos um território mais alargado. São oito câmaras que, a partir da cultura, estão a trabalhar em conjunto e a partilhar públicos e projetos", afirmou Nuno Ricou Salgado, da Procur.arte.
Às autarquias do Porto, Santa Marta de Penaguião, Mirandela, Vila Real, Régua e Lamego, juntam-se agora as de Amarante e Vila Nova de Gaia.
Nos centros históricos das localidades serão organizados três núcleos expositivos, instalados no chão, paredes de edifícios ou cubos de grandes dimensões.
As mostras serão compostas por trabalhos de fotógrafos convidados (Céu Guarda, Inês d`Orey, Luísa Ferreira, Nelson D`Aires, Pauliana Valente Pimentel, Paulo Catrica), e ainda de fotógrafos da região norte selecionados através do concurso "Entre Margens" e da masterclass de fotografia coordenada pela Kameraphoto.
Durante os quatro meses decorrerão ainda cerca de 20 espetáculos e ações complementares.
Os destaques da programação vão para os grupos "Omiri", "Banda às riscas", "Karrossel", "Al Madar- New York Arabic Orchestra", "Las Çarandas & Pauliteiros de Miranda", "Toques do Caramulo" e "Drumming".
O projeto tem por objetivo levar pessoas de cada uma das cidades até às restantes envolvidas e levar o conhecimento do rio, do vinho e da imagem de ambos ao conhecimento de todos através de exposições de fotografia.
"O objetivo é exatamente criar uma nova leitura da região, sem perder o que foi antigamente. É uma região que é especial. Sempre foi muito trabalhada a nível da imagem e achamos que é interessante criar uma nova leitura para essa região e partilhar com os públicos quer externos quer os que estão cá", acrescentou Nuno Ricou Salgado.
Por sua vez, o diretor do Museu do Douro, Fernando Seara, classificou o "Entre Margens" como um "projeto âncora" para esta unidade museológica que tem sede no Peso da Régua.
O projeto intervém na região do Douro, desde a foz até ao Alto Douro. Abarca um território de 1.879,3 quilómetros quadrados e uma população de 722.975 pessoas e integra duas áreas classificadas pela UNESCO como Património Mundial (Centro Histórico do Porto e Alto Douro Vinhateiro).
O "Entre Margens" termina no verão de 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário