sábado, 30 de junho de 2012

Linha do Douro: Comboios históricos arrancam com máquina a diesel em vez de locomotiva a vapor por causa da greve


Foto: Rui Pires

Peso da Régua, 29 jun (Lusa) -- A máquina a vapor vai ser substituída por uma a diesel no arranque do comboio histórico na linha do Douro no sábado, Régua, por causa da greve dos maquinistas, disse à agência Lusa fonte da CP.
O programa do Comboio Histórico do Douro é inaugurado sábado. Para o mesmo dia, o Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) programou uma greve, a qual se deverá prolongar durante todo o mês de julho.
No documento do pré-aviso de greve, o SMAQ refere que, entre as 00:00 do dia 30 de junho e as 24:00 do dia 31 de julho, os trabalhadores representados por este sindicato se encontram "em greve à prestação de todo e qualquer trabalho nos comboios efectuados com locomotivas a vapor".
Em consequência, a CP decidiu substituir a máquina a vapor por uma outra a diesel, mantendo inalteradas as carruagens históricas de madeira e a programação a bordo.
O comboio histórico regressa à Linha do Douro depois de, no ano passado, a CP ter ameaçado com o fim do programa caso não encontrasse parceiros para ajudar a financiar o serviço.
Este serviço representa para a empresa um défice anual na ordem dos 60 mil euros.
A CP lançou o repto a várias entidades e a Turismo do Porto e Norte de Portugal respondeu de forma positiva no apoio ao projeto.
Assim, entre sábado e 13 de outubro a velha locomotiva a vapor vai percorrer os 46 quilómetros que separam a Régua do Tua (concelho de Carrazeda de Ansiães), numa viagem que tem como paisagem predominante o rio Douro, as vinhas que são Património Mundial da UNESCO e que atrai centenas de turistas a este território.
Em Setembro, para além dos sábados, realizam-se também viagens ao domingo de manhã.
A CP criou este ano quatro pacotes que incluem a viagem no comboio histórico e as viagens de ida e volta de qualquer ponto do país até à Régua em oferta regular nos serviços Alfa Pendular (em classe Turística), Intercidades (em 2ª classe) ou InterRegional e Regional.
Os preços variam entre os 50 euros para adultos que se desloquem a partir de estações a norte de Coimbra, até aos 80 euros para quem decida efectuar a viagem desde Faro e regresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário