sábado, 23 de junho de 2012

Douro: Brasil comprou dois milhões de euros de vinhos no primeiro trimestre de 2012


DOURO, PORTUGAL

O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) promove duas provas de vinhos esta semana, no Brasil, mercado que, nos primeiros três meses do ano, comprou dois milhões de euros deste produto duriense.
Segundo dados do IVDP, as exportações de vinho do Porto para o Brasil cresceram, no primeiro trimestre, mais 5,7 por cento do que no ano passado, somando de janeiro a março um total de 945 mil euros.
Já as vendas de outros vinhos da região demarcada do Douro "dispararam 49 por cento", num total de 1,1 milhões de euros.
Neste período, a exportação de vinhos para o Brasil gerou uma receita global de dois milhões de euros.
Para reforçar a promoção neste "mercado em contínuo crescimento", o instituto público, conjuntamente com a ViniPortugal, vai promover uma "Grande Degustação de Vinhos Portugueses".
A iniciativa decorre segunda-feira, em Brasília, e quarta-feira, em São Paulo.
O presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral, disse hoje, em comunicado, que o evento vai "dar oportunidade aos produtores dos melhores vinhos portugueses de mostrar o seu valor, atingindo um público cada vez mais apreciador das categorias 'premium'".
Orientadas por convidados especiais, as provas de degustação terão como tema os vinhos portugueses premiados pelo mundo.
Cerca de 30 produtores vão expor os seus vinhos em Brasília, durante o evento que terá a jornalista Suzana Barelli, diretora de redação da revista Menu, como anfitriã da degustação principal da noite.
Em São Paulo, as provas contarão com a participação de mais de 55 produtores.
Guilherme Rodrigues, jornalista da revista Gosto, será o responsável por conduzir a degustação principal.
Ainda em São Paulo, decorrerá a final do concurso Portugal Wine Expert, com o especialista português José Carlos Santanita.

Sem comentários:

Enviar um comentário