sábado, 23 de junho de 2012

São João com balões, arraiais e fogo-de-artifício

Cascatas, alho-porro, manjericos, martelinhos, música e bailarico, balões coloridos e o fantástico fogo-de-artifício são só alguns dos motivos para se visitar a cidade do Porto neste fim-de-semana. As celebrações do dia de São João já estão a decorrer, atingem amanhã o ponto alto e só terminam no domingo à tarde. Mas as festas da cidade prolongam-se até 8 de Julho. 

Antes de sair para a rua à noite, para participar na festa e nos arraiais, a cidade já tem a decorrer uma série de iniciativas, que incluem concertos, demonstrações de ranchos na rua, e conferências para apresentar a cidade. 
A partir das 15h00 , na Bilblioteca Municipal Almeida Garrett, as Conferências sobre o Porto “Viagens… a volta do Porto – viagem a outros Tempos… São João no Porto”, vão dar a conhecer a cidade, recordando acontecimentos e eventos temáticos que contribuem para divulgar as tradições e vivências na cidade, nomeadamente, o São João de outros tempos, diz o site do Turismo do Porto. 
Outro destaque amanhã, 23 de Junho, vai para a iniciativa “Ranchos em Arruada” que “promete encher de música e boa disposição as principais ruas e praças da baixa portuense”. 
A partir das 15h00, vários ranchos vão partir de diferentes pontos da cidade, nomeadamente, a Praça Carlos Alberto, Praça da Cordoaria, Praça da Ribeira, Praça D. João I, Praça da Batalha e Praça dos Poveiros, rumo aos Aliados, onde se reunirão, “formando pequenos bailaricos e cantando e dançando à desgarrada”. No caminho, os ranchos vão tocando e dançando, convidando a assitência a acompanhá-los até aos Aliados. 
Os “Cenários de Paris” vão ser o tema dos concertos que a Orquestra Sinfónica do Porto vai realizar na Casa da Música, a partir das 22h00. Com entrada gratuita, o programa prevê “excertos para orquestra da La Traviata, Fantasma da Ópera, Os Miseráveis, Amélie, Gigi, etc.” 
Ao cair da noite já as ruas do Porto estão animadas, com vendas de manjericos, cravos, erva-cidreira, “alho-porro”, e os martelinhos. Balões de São João, coloridos, feitos em papel, começam a ser lançados para o céu. 
A cidade está decorada com cores, e cascatas, decorações tradicionais no Porto, que revivem a cidade e o São João em miniatura. 
Nesta altura, é típico comer-se caldo-verde com broa, carneiro, anho ou sardinha assada, e de sobremesa o bolo de São João (de massa macia, com frutos secos), ou leite-creme, e Vinho do Porto. 
Depois é tempo de partir rumo à festa, entre fogueiras de São João, arraiais, e martelinhos, a animação é muita e por todo o lado. 
Um dos destaques vai para a Avenida dos Aliados, que este ano vai apresentar duas sonoridades distintas, com dois sistemas de som orientados em sentidos opostos. De um lado estão as influencias da música ligada às festas populares e arraiais, do outro as tendências do rock e da música electrónica. Fernando Alvim vai anmar o arraial, mas durante a noite não faltarão Zé Pedro, dos Xutos, como um dos DJs convidados, Miguel Quintão, Andamento Djs, Nuno Lopes, e a Banda Rubi. 
A não perder também o Baile das Fontainhas, considerado “um dos locais mais emblemáticos da noite de São João”. 
À meia-noite, as margens do Douro vão ficar iluminadas e coloridas com o tradicional espectáculo de fogo-de-artifício que promete deslumbrar os espectadores. 
E depois, a festa continua até de madrugada. 
Dia 24, a animação continua 
E a não perder é o “Porto Cartoon”, um dos três principais do mundo, que no Museu Nacional da Imprensa vai apresentar mais de 350 trabalhos seleccionados entre mais de 2000, de centenas de artistas de todo o Mundo. Com entrada livre, pode ser visitado entre as 15h00 e as 19h00 no dia 24. 
Já nos jardins do Palácio de Cristal, o Concerto de São João, pela Banda Sinfónica Portuguesa começa às 16h00. 
No Douro, a partir das 17h00, tem lugar a XXIX Regata de Barcos Rabelos, iniciativa da Confraria do Vinho do Porto, e onde casa barco exibe na vela a empresa de Vinho do Porto a que pertence. A regata começa no Cebedelo e termina frente à Casa Sandeman. 

Festas no Porto até 8 de Julho 

Depois das celebrações do São João, as festas da cidade continuam, com feiras, festivais, milongas e as tradicionais rusgas, que não se devem perder. 
Dia 29 tem lugar o Mercadinho dos Clérigos e no dia 30 decorre a 26ª edição das Feiras Francas. 
No dia 30 terá lugar a Douro Afternoon, festa de música de dança, a partir das 15h00 e até às 24h00. 
No dia 30, o destaque vai também para as rusgas de São João, onde, a partir das 21h00, grupos das diferentes freguesias desfilam entre a Praça da Batalha e Praça General Humberto Delgado, com trajes tradicionais, e recriam a tradição dos descantes das pessoas que rumavam aos arraiais e cantavam trovas alusivas ao santo. 
Ainda no dia 30, terá lugar o “Siga a rusga”, com grupos de teatro, a partir das 21h00 e a “Milonga do Mercado com DJ Paula Basto”, às 22h00. 
No dia 6, a Companhia Nacional de Bailado vai apresentar no Coliseu do Porto a curta-metragem “La Valse”, com música de Maurice Ravel, e a “Sagração da Primavera” de Igor Stravinsky, numa coreografia de Olga Ruriz. 
No dia 1 de Julho terá lugar a corrida “Porto a Subir” 2012 e entre 5 e 8 de Julho a prova desportiva Extreme Sailing Series. 

Sem comentários:

Enviar um comentário