Luís Barros referiu que a grande novidade desta época turística é o programa 'Douro visto do céu', que terá partida do aeródromo de Vila Real, com passagem por Resende e «subida» a Vila Nova de Foz Côa.
O passeio terá a duração de uma hora e pretende revelar uma perspectiva diferente da mais antiga região demarcada do Mundo, dos seus vinhedos em socalcos, do rio, das aldeias, vilas e cidades ou dos seus monumentos, acrescentou.
De acordo com o mesmo responsável, esta nova actividade ainda está a ser preparada, pelo que ainda não foi definido o preço.
A Enoteca estabeleceu uma parceria com a empresa Aerovip, que actualmente é a responsável pela carreira aérea Bragança/Vila Real/Lisboa.
Para além deste novo programa, a partir deste ano será também possível ir buscar os turistas directamente a Lisboa, nos aviões da Aerovip, para passarem um fim-de-semana no Douro.
Com estes programas, Luís Barros quer desenvolver no Douro o turismo de negócios, que considera ser praticamente inexistente neste território.
«Este ano vamos trabalhar muito com o aeródromo de Vila Real. Eu penso que é uma linha regional muito importante e que não está devidamente divulgada para o turista», salientou o responsável.
Luís Barros anunciou ainda uma parceria com a Pelcor, empresa produtora de artigos de moda em pele de cortiça.
«O objectivo é associar, aos vinhos, um produto também muito português: a cortiça», salientou.
A ideia é transformar a Quinta da Avessada numa passerelle para a apresentação das novas colecções da Pelcor. Neste espaço, será também criado um posto de venda destes artigos feitos em pele de cortiça.
Esta é também, segundo Luís Barros, uma forma de combater a sazonalidade que afecta o Douro, já que estas passagens de modelo podem ocorrer no inverno, a época mais baixa para o turismo neste território.
«Sofremos imenso com a sazonalidade e por isso queremos criar novos atractivos», sublinhou.
Este é um problema que, de acordo com aquele responsável, o impossibilita de ter uma equipa profissional assalariada durante todo o ano.
«Tenho que fazer contratos de sete meses, não consigo mais e não me mentalizo disso. Acho que as empresas para serem sustentáveis e saudáveis tinham que ter a sua equipa profissional o ano todo», frisou.
Em 2011, a Enoteca Douro recebeu cerca de 15 mil visitantes, 90 por cento dos quais estrangeiros. O objectivo para 2012 é atingir os 20 mil turistas.
Instalada em Favaios, onde se produz um dos mais conhecidos moscatéis, a Quinta da Avessada está equipada para receber grupos até 150 participantes e propõe um vasto leque de actividades, desde refeições vínicas a jogos relacionados com a vinha e o vinho, vindimas e apanha da azeitona, provas de vinhos e azeites.
É a primeira enoteca interactiva da Europa. Está equipada com um sistema de multimédia e audiovisuais, conjugado com representações etnográficas, que guia o turista pela actividade vitivinícola duriense.
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