quinta-feira, 8 de março de 2012

Programa da Biodiversidade de Vila Real lança novo voluntariado em defesa dos anfíbios


A Câmara Municipal de Vila Real, conjuntamente com o Parque Natural do Alvão, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o NEPA/Associação Académica da UTAD, vão lançar um campo de voluntariado dedicado à preservação dos anfíbios.


A iniciativa arranca nos dias 9 e 10 de Março e conta com o cofinanciamento do Programa Operacional Regional do Norte (ON2), através do Projeto SEIVACORGO. De notar que a preservação dos anfíbios é uma das medidas definidas pelo Plano Setorial da Rede Natura 2000 para a diminuição da mortalidade acidental dos anfíbios. Desta forma, o Município de Vila Real e os parceiros do projeto contribuem decisivamente para a aplicação no terreno das medidas de gestão definidas por aquele Plano Setorial.
Esta ação conta com a participação ativa de um grupo de voluntários, que desenvolverá uma série de trabalhos dedicados à construção de um murete ao longo da Estrada Municipal 313 (junto à Barragem do Alvão), visando sobretudo a diminuição/eliminação da mortalidade acidental causada pelo atropelamento de anfíbios, sobretudo na época reprodutiva, que tem causado uma diminuição assinalável dessa população, em particular do Sapo-comum, segundo investigadores dedicados ao tema.

Com a construção destes muretes pretende-se evitar o atravessamento da estrada pelos anfíbios, canalizando-os para passagens inferiores e possibilitando-lhes o acesso aos locais de reprodução sem riscos de atropelamento. Esta medida dirige-se essencialmente ao Sapo-comum, mas pode beneficiar igualmente outras espécies, como, por exemplo, a Salamandra-de-pintas-amarelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário