sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Empresários portugueses no mundo


Casos de sucesso na "Inovação, Tradição e Liderança", foi o que se pretendeu demonstrar no segundo painel da conferência DN, a decorrer hoje no Hotel Tivoli, em Lisboa. Empresários dos mais diversos sectores contaram como se tornaram conhecidos além fronteiras, como reiventaram produtos renascidos de negócios de famílias e como trilham o caminho da internacionalização.
No sector têxtil, o empresário que dá a cara pela "Salsa", Renato Homem, garantiu que o sucesso da marca - presente em mais de 35 países - se deve à diferença de qualquer produto da concorrência.
Sandra Correia contou como a empresa "Pelcor" nasceu de um chapéu de chuva, a primeira peça que concebeu a partir dos restos de cortiça da fábrica do pai, que produz rolhas para garrafas de champagne. Hoje prepara-se para conquistar o mundo e quer ser a principal empresa exportadora de acessórios de Moda Made in Portugal. A ambição valeu-lhe uma salva de palmas.
Na área do turismo, Mário Ferreira, da DouroAzul, anunciou a aquisição der mais dois navios com o objetivo de aumentar as exportações e dar resposta à procura. Com um modelo de turismo assente na paisagem, na cultura, na gastronomia e na tradição, o empresário mostrou que a aposta neste nicho foi acertada. A demonstrar isso mesmo, salientou o facto de a revista National Geographic ter destacado um dos pacotes turísticos que oferece pelo facto de ser o único a ligar cinco locais distinguidos pela UNESCO como Património da Humanidade: Porto, Guimarães, Alto Douro Vinhateiro, Parque Arqueológico do Vale do Coa e Salamanca. 76% dos clientes são estrangeiros.
Inovação e Tecnologia têm como exemplos de sucesso em Portugal a Critical Software e a Ydreams. De Coimbra, a Critical Software é especializada em desenvolver sistemas informáticos "que não falham". Já exporta 80% do que produz. Mas o seu novo CEO, Marco Costa, tem uma preocupação: "Exportar, exportar, exportar, explorando o eixo da portugalidade".
Na apresentação de casos de sucesso da economia nacional, António Câmara revelou o exemplo da sua Ydreams, uma empresa que está sempre na vanguarda tecnológica... e sonha "criar algo que faça esquecer o iPhone ou o iPad". O CEO da Ydreams contou a história de uma empresa cada vez mais global, que já fez mais de 600 projetos em 25 países e dá cartas nas áreas de realidade aumentada (jogos e vídeos), robótica e ecrãs (que poderão modificar todo o conceito atual de impressão).

Sem comentários:

Enviar um comentário