quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

7 Maravilhas Naturais de Portugal

Apurados os locais candidatos

São 323 as candidaturas apuradas para o concurso que vai eleger, em Setembro deste ano, as “7 Maravilhas Naturais de Portugal”.
Da lista constam 270 locais, mas como alguns concorrem a mais do que uma das 7 categorias, o número de candidaturas é superior. Segundo Luís Segadães, responsável e mentor do projecto organizado pela New 7 Wonders Portugal, a região Centro do País é a que tem o maior número de candidatos, com 69 inscrições. O ranking das regiões com maior número de candidaturas coloca o Norte no segundo posto, com 56, e a região de Lisboa e Vale do Tejo na terceira posição, com 47.

Os locais vencedores serão apurados de acordo com cada categoria (zonas marinhas, grutas e cavernas, praias e falésias, florestas e matas, grandes relevos, zonas protegidas, zonas aquáticas não marinhas), não podendo haver mais do que duas maravilhas por região. A categoria “grandes relevos” é a que regista mais inscrições . Entre os candidatos encontram-se o Vale Glaciar do Zêzere (Manteigas), as serras de Marvão e São Mamede (Portalegre) ou as Pedras Parideiras (Arouca, Aveiro) e a Pedra Bolideira (Chaves, Vila Real), entre outros.

A iniciativa teve uma adesão de quase 100 por cento das autarquias, segundo o responsável. «No primeiro levantamento tínhamos mais de 800 locais e 1200 candidaturas», referiu Luís Segadães, na cerimónia de divulgação da lista, esta manhã, em Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário