sábado, 18 de fevereiro de 2012

Top 10 dos vinhos portugueses divulgado no Essência do Vinho - Porto


O Soalheiro Alvarinho Primeiras Vinhas 2010, em vinhos brancos, o CV-Curriculum Vitae 2009, em tintos, e o Warre’s Porto Vintage 2009, em Vinho do Porto, foram os três vencedores da edição deste ano da Essência do Vinho - Porto, a decorrer hoje no Palácio da Bolsa, eleitos por um júri compostos por especialistas de onze nacionalidades.
Iniciativa da revista WINE-A Essência do Vinho com o apoio da ViniPortugal, do evento saiu um Top 10 dos vinhos portugueses um vinho branco, um Porto Vintage e oito vinhos tintos.
O branco é o Soalheiro Alvarinho Primeiras Vinhas 2010, produzido em Melgaço pela VinusSoalheiro, e o Porto é o Warre’s Porto Vintage 2009, produzido pela Symington Family Estates.
Tintos, além do vencedor, o CV-Curriculum Vitae 2009, produzido no Douro por Lemos & Van Zeller, fazem parte do Top10, por ordem decrescente, o La Rosa Reserva 2009 (Douro), o Blog’09 (Regional Alentejano), o Xisto 2009 (Douro), o Quinta da Manoella Vinhas Velhas 2009 (Douro), o J 2009 (Regional Alentejano), o Quinta Vale D. Maria 2009 (Douro) e o Solar dos Lobos Grande Escolha 2009 (Regional Alentejano).
Os resultados foram anunciados hoje à noite, numa cerimónia que decorreu no Hotel Yeatman.
A 9ª edição do Essência do Vinho-Porto decorre este fim de semana no Palácio do Bolsa, durante o qual mais de 3.000 vinhos de cerca de 350 produtores, portugueses e estrangeiros, estarão em degustação, em paralelo com “um intenso programa de provas temáticas”.
A organização informou que HOJE Sábado, “os participantes nessas provas temáticas aprendem truques para guardar vinhos em casa, a enóloga Susana Esteban apresenta vinhos alentejanos, o champanhe H. Blin demonstra porque é considerado um dos melhores exemplares da famosa região de Champagne pela relação preço/qualidade e o chefe Ljubomir Stanisic assina criações gastronómicas para harmonizar com vinhos”.
Para Domingo, o programa prevê “dez vinhos estrangeiros Premium para provar, bem como Colheitas da Dalva, entre outros pontos de interesse”.
A encerrar, o Essência do Vinho - Porto tem a participação do chefe de cozinha galego Alberto González Prelcic, do restaurante Silabario, uma estrela Michelin, “que vai criar pratos para combinar com vinhos da Aliança”.

Sem comentários:

Enviar um comentário