sábado, 17 de abril de 2010

"Bag In Box", ou BIB como é mais conhecido.

Bang box

Os vinhos acondicionados em "Bag In Box", ou BIB como é mais conhecido.


Trata-se de uma caixa de papelão, contendo uma bolsa plástica com o vinho dentro. Daí o nome "Bag in Box". Na bolsa plástica, há uma válvula de dosagem (torneirinha) agregada que permite retirar o vinho sem que haja entrada de ar. Isso é importante porque todo vinho em contacto com ar, acaba oxidando e perdendo suas características organolépticas.
A bolsa plástica é metalizada para proteger o vinho contra a luz e é feito com material boPETmet (Metalized Biaxilly Oriented Polyethylene Terephtalate ). Em português, o material é chamado: Polietileno Tereftalato Bi-Orientado e Metalizado.
Algumas caixas de papelão trazem na parte superior, uma prática alça para transporte.
Os vinhos acondicionados neste tipo de embalagem, conseguem manter suas características inalteradas por até 1 mês após aberto. Guardando o BIB na geladeira, pode-se prolongar este prazo por 40 dias ou mais.
Mas se engana quem pensa que esta embalagem é só para vinhos ruins. Ela está sendo utilizada também para vinhos de qualidade melhor. Este sistema acaba sendo mais atractivo para donos de restaurantes e bares, que precisam servir doses individuais de vinho na taça, mas prezam pela qualidade do produto servido. É ideal também para servir vinho em uma festa, ou onde houver um consumo "on demand".
Para quem faz do vinho um hábito cotidiano em doses moderadas, é interessante a ideia de poder apreciar o vinho sem desperdícios. Antes era necessário abrir uma garrafa e tomá-la inteira por até 3 dias
Para pessoas que bebem vinho esporadicamente, não é grande vantagem, tendo em vista que a embalagem é de um mau gosto indiscutível, quando comparada ao charme e elegância da tradicional garrafa com rolha.
É difícil imaginar alguém abrindo um bom vinho para acompanhar por exemplo, uma pizza frita que foi feita rapidamente, com aquele molho pronto de latinha, em um dia de semana corrido, especialmente se a pessoa estiver em casa sozinha. Imagine então uma polenta com molho, que é um prato bem simples. Seria estranho acompanhar esta polenta com um vinho sofisticado e caro.
Conclusão:
Os vinhos de melhor qualidade, embalados em BIB acabam sendo uma opção atraente para beber uma taça de vinho honesto com comidas e refeições simples do dia-a-dia, mas jamais poderão carregar vinhos nobres ou substituir as garrafas com seus charmosos rótulos, rolhas e cápsulas.
Z015

Vantagens


Prolonga a vida do vinho após aberto por até 40 dias, evitando oxidação.
Promove a possibilidade do consumo diário de vinho sem desperdícios.
Fornece um produto mais acessível para consumo "on demand".
Melhora o serviço de venda de vinhos
fraccionados em taças para restaurantes e
bares.
Fornece mais segurança no transporte, pois as garrafas de vidro necessitam mais cuidado.   

Desvantagens

Os vinhos embalados, na sua maioria, são vinhos genéricos.
Ao invés de comprar estes vinhos, você pode adquirir rolhas de borracha que fazem vácuo nas garrafas de vidro, conservando bem o vinho por vários dias.
O vinho perde todo o charme em relação as garrafas de vidro.
É necessário estar atento ao produto que irá comprar, pois poucos são ainda os vinhos de qualidade embalados nesse sistema.
feitormor


Fotos: Casa da Fonte Pequena

2 comentários:

  1. Bons dias,

    Ao parabenizar pela clareza das informações lhe agradeço por disponibilizar seus conhecimentos para os que, como eu, se interessam pelo tema.

    Estou abrindo um pequeno restaurante e tenho interesse em adquiri esse tipo de embalagem.

    Poderia por gentileza informar endereços de fornecedores de vinhos bons nesse tipo embalagem.

    Emídio
    emidio.netopapamel@gmail.com

    Ipiaú - Bahia

    ResponderEliminar
  2. Ainda há um estigma associado a estas embalagens, mas os produtores, cada vez mais, olham para as vantagens. Começam a aparecer BiB nas grandes superfícies massificando o consumo de vinho nestas embalagens e abrindo porta a vinhos de maior qualidade.

    Para comércio e restauração não vejo qualquer desvantagem a não ser que exista alguma limitação legal.

    ResponderEliminar