sábado, 18 de fevereiro de 2012

AMO-TE DOURO

Eu amo este meu Douro
De vinhas e rio feito,
Quando se veste de frio
E demarca a codo*
E espelha a ouro
As entranhas dum tesouro...

Eu amo este meu Sol
A tanta beleza afeito,
Que à sua arte confio
Os retoques de azul
A cobrir os gamões* jovens
De sulfato* e suor d'homens!

Eu amo este meu Solo
De xistos, onde me deito
Nas tardes de sesta e estio,
Quando o labor pede colo
E as uvas pesam esperança
De tonéis* e abastança!

Eu amo esta minha Terra
Mirada em sereno leito
Dum amante que é um rio
E a mira do vale à serra,
Na esperança que a vindima
Lhe traga bodas de faina...

Eu amo este meu Douro
Que o Outono d'ouro enfeita.
Rubis, ocres, cores em fio,
Êxtase de final labor
Nos dias de sol fugaz
Quando a tesoura* se faz...

Eu amo este meu Canto
D'estrofes em altar feitas,
Mesmo se o génio do rio,
Quando à chuva bebe o pranto,
Invade pontes e margens
Exigindo vassalagens...

Eu amo este meu Povo,
Mimando a seu jeito
Folgazão e sadio,
Com arraial e fogo,
Os santos que das ermidas*
Velam as vinhas garridas!

Amo-te, Douro antigo,
Douro vivo, Douro rio,
Douro terra, Douro amigo!



Poema: Teresa Teixeira 
Foto: Fernando Peneiras

2 comentários: