domingo, 1 de janeiro de 2012

Vendas de vinho do Porto deverão cair 4% em 2011


Portugal a registar menos cerca de 12% e a corresponder a um dos mercados com maior redução.
 
Foto: exame.com
Isabel Marrana, directora-executiva da Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP), disse à agência Lusa que o vinho do Porto se encontra numa situação de queda de vendas. "Prevemos fechar o ano com cerca de menos 4% e com uma inflexão acentuada no mercado nacional, que vai corresponder a uma descida de comercialização mais que qualquer outro mercado", afirmou.
 
Segundo dados do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), entre Janeiro e Novembro as vendas deste produto baixaram 4,1% comparativamente a igual período do ano passado. 
 
Nestes 11 meses foram vendidos 8,1 milhões de caixas de nove litros de vinho do Porto por 309 milhões de euros, ou seja, menos 3,4% de volume de negócios que no ano passado.
 
Portugal, que ocupa o quarto lugar nas vendas, registou uma quebra de 12,2% na quantidade de vinho. 
 
Segundo Isabel Marrana, precisamente por causa das quebras na comercialização e do excesso de stocks, em 2011 foi também necessário reduzir o benefício na Região Demarcada do Douro. O Conselho Interprofissional do IVDP fixou em 85 mil o número de pipas a beneficiar nesta vindima, ou seja, a transformar em vinho do Porto, o que equivaleu a menos 25 mil pipas face ao ano passado. 
 
Em dez anos, o benefício foi reduzido em 45%.
 
Esta situação veio agravar as dificuldades sentidas pelos viticultores durienses que, à chamada dos Vitivinicultores Independentes do Douro (AVIDOURO), saíram à rua em três manifestações na Régua.
 
Berta Santos, dirigente da AVIDOURO, disse que os pequenos e médios produtores vão aguardar até ao dia 15 de Janeiro, altura em que se prevê o pagamento da primeira tranche do benefício, para saber quanto vão receber pelo vinho produzido este ano. É que, a agravar a situação está também a quebra "acentuada" dos preços praticados: em 2001, o preço médio pago à produção foi de 1.106 euros e em 2010 rondou, segundo a responsável, os 800 euros. "Prevemos que os preços se mantenham ou até baixem. Mas só depois de vermos é que decidiremos por outras formas de luta", salientou Berta Santos.
 
Isabel Marrana espera que o próximo ano traga boas notícias para o sector. "Temos de fazer um esforço grande de adequação dos stocks existentes à comercialização e de promoção do produto. Não há outra fórmula", frisou.
 
Os principais mercados de vinho do Porto encontram-se em recessão, e explorar novos mercados implica investimentos altos. Por isso, a AEVP reivindica a criação de um fundo promocional de marcas próprias, com os 8 milhões de euros retirados pelo Estado ao IVDP. A associação defende ainda uma alteração institucional neste instituto para uma figura privada mas de carácter público. Estas propostas já foram apresentadas ao Governo.

FONTE                                                                  1 PAGINA

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