domingo, 1 de janeiro de 2012

SEDIELOS PELOS OLHOS DE CIPRIANO



Sedielos nas fraldas do Marão.

Água que brotas das rochas
Deste Marão imponente
Esse ar que tens tão puro
Que faz bem a toda a gente.

Faz um passeio pelo Marão
Quando florido esteja
Desfruta das torgas giestas em flore
Não esquecendo a carqueja.



Oh lindas Flores silvestres
De que os Marão são povoados
Aproveitam-se as abelhas
Para produzirem um mel Abençoado.

Dizem que grande é o Marão
Que nem dá palha nem dá grão
Mas um duriense tem sempre que dar
Nem que seja o seu próprio coração.






Oh! Quem me dera ser videira
E nas terras do Douro cultivada
Para que toda a minha vida face
Pelas mãos de uma Duriense acarinhada.

Canta Duriense canta
Que ninguém abafe a tua voz
Que quando cantas choras também
Com o coro de todos nós.







Terras ditosas do Douro
Neste Mundo vinhateiro
Estas terras são únicas
Em todo o mundo inteiro.


Sedielos é uma freguesia portuguesa do concelho do Peso da Régua, com 12,83 km² de área e 1 307 habitantes (2001). Densidade: 101,9 hab/km².
História
A mais antiga referência a Sedielos é uma carta de doação, passada por Sancho I de Portugal a um nobre de Moura, em 9 de Outubro de 1175:
"Em nome de Cristo. Eu, rei Sancho, faço a ti, Rodrigo Mendes, carta de doação da herdade sita em Sedielos, que é um casal chamado Pedregal.
Dou-te este casal em paga do serviço que me prestaste em Celorico quando o rei Fernando juntou cavaleiros e peões para entrar no meu reino. Dou-te e concedo-te o foro do referido casal em perpétuo para ti e teus descendentes. 

FONTE                         1 PAGINA


Sem comentários:

Enviar um comentário