sábado, 10 de dezembro de 2011

Último fim-de-semana do 3º Festival de Gastronomia do Douro


Este é o último fim-de-semana da edição de 2011 do Festival de Gastronomia do Douro e podemos começar desde já, a fazer não só no balanço deste ano, como a começar desde já a pensar no evento de 2012, de acordo, com o que nos têm feito sentir nomeadamente empresários e visitantes.
Se este ano tem sido, um ano já difícil para os muitos sectores empresariais, nomeadamente o da restauração e da hotelaria, o 3º Festival de Gastronomia do Douro nasce e é esse o seu intuito, fazer chegar ao conhecimento, as múltiplas ofertas que o Douro tem para descobrir!   
Em 2011 o 3º Festival de Gastronomia do Douro atinge valores e percentagens de crescimento que facilmente são detectáveis através dos seus primeiros números, 44 “Restaurantes Aderentes” distribuídos por 19 Concelhos e, durante 45 dias.
Abrangendo a totalidade dos 19 Concelhos da Entidade Regional do Turismo do Douro, ou seja, 100% de adesão com restaurantes representados, chegam-nos mesmo algumas opiniões de que a organização poderia alargar-se a outros concelhos para além destes, …, quer a norte, quer a sul, quer a este, quer a oeste!
Verificou-se este ano um salto “qualitativo” com adesão de novas unidades, Restaurantes, Restaurantes de unidades hoteleiras, Tasquinhas, Adegas Típicas, etc.
Também a organização alicerçou um conjunto de iniciativas de promoção e divulgação, nomeadamente junto dos mais diversos meios de comunicação nacional e de Espanha, destacando-se entre outros as emissões, ou participação em programas televisivos.
Até à data, o 3º Festival de Gastronomia do Douro esteve em cerca de 5 horas de emissão em canais televisivos portugueses e espanhóis, distribuídas por mais de 10 programas diferentes.
Além de outras participações em programas ou reportagens nas rádios nacionais, ou regionais, destacamos sem desprimor para outras, a participação nas 2 horas de emissão da Rádio TSF, em directo do Lamego, no programa “Terra a Terra”!
Foram mais de 50 intervenientes entre empresários, colaboradores, organizadores e ou convidados que neste ou naquele programa ou reportagem, mostrando ou demonstrando um dos principais produtos estratégicos do turismo no Douro, a sua gastronomia e os seus produtos.
Todos os programas, ou participações em canais de televisão ou rádio são importantes para promover o Douro, mas depois das referências já a outras, a participação no sábado, 3 de Dezembro no Programa da RTP 1, “Portugal Sem Fronteiras”, marca com uma ainda maior distinção o 3º Festival de Gastronomia do Douro, tendo sido ainda visto e acompanhado pela RTP Internacional e RTP África, além das emissões online.
O Sr. Presidente da Turismo do Douro, Dr. António Martinho, foi o convidado pelo 3º Festival de Gastronomia do Douro, entre as ilustres presenças, no programa apresentado por Carlos Alberto Moniz e Diamantina, ela mesmo um duriense nascida na cidade da Régua.
Dos produtos mais tradicionais da região, aos vinhos de mesa, Porto´s, aos Espumantes, “queijos”, passando pela “maça” de Armamar, enchidos, “Bola de Lamego”, Doces Conventuais de Vila Real e de Lamego, “Rebuçados da Régua”, castanhas, etc, …, até os “míscaros” marcaram presença e representaram perante o mundo, o Douro!
Também na imprensa escrita, que regional, quer nacional, encontramos eco entre outros conteúdos na divulgação de alguns dos itens que visitantes locais ou de outras regiões, consideram mais importantes para a sua escolha, localização e ementas!
Um bom incentivo para que a organização da AE.HTDOURO (Associação de Empresários), Turismo do Douro, Câmara Municipal de Lamego, EHTDOURO-Lamego, ESTGL e o apoio do Douro Emoções, CIMDOURO, Confraria do Espumante e Caves da Raposeira, celebrem este sábado (10/11/2011) com um “Jantar de Caça”, um sector turístico em desenvolvimento, o “turismo cinegético”, em conjunto com a cultura, o património e a gastronomia, o encerramento da edição de 2011!   

Sem comentários:

Enviar um comentário