sábado, 10 de dezembro de 2011

Francisco José Viegas diz no Parlamento que "o Governo não admite" que o Douro perca a classificação da UNESCO


O secretário de Estado da Cultura afirmou  que "a única coisa que o Governo não admite é perder a classificação" do Alto Douro Vinhateiro como Património da Humanidade, garantindo que o Governo irá "acomodar" as recomendações da UNESCO. 


Em 1984, a UNESCO inscreveu o Alto Douro Vinhateiro
como Património Cultural da Humanidade
"A única coisa que o Governo não admite é perder a classificação de Património Mundial da Humanidade", declarou Francisco José Viegas, rejeitando que esteja em causa "parar ou não a barragem" de Foz-Tua. 
O governante, que intervinha num debate de urgência no Parlamento pedido pelo PEV, assinalou que já tinha "chamado à atenção" publicamente para vários aspectos suscitados pelo documento da ICOMOS, grupo técnico da UNESCO.  
"A nossa posição é a seguinte, não podemos desmentir os factos incontestáveis do relatório, assumimos que poderia ter sido evitada esta situação se o anterior Governo tivesse acomodado sugestões dos organismos da Cultura, nomeadamente da Direcção Regional de Cultura e do IGESPAR", referiu.  
No entanto, durante o debate, o BE acusou o Governo de levantar "contradições que preocupam" sobre este tema, depois de o secretário de Estado das Florestas, Daniel Campelo, ter dito que a construção da barragem "não" implica a perda da classificação. 
"O país tem condições para parar a barragem? O país não tem é condições para ter este Plano Nacional de Barragens. O que o país não pode suportar é isto, cabe a este Governo parar este plano e parar a barragem do Tua", defendeu a deputada do BE Catarina Martins. 
Também a deputada do PEV Heloísa Apolónia notou que há consequências que "não é possível" minimizar e que "há impactos severos" que são "irreversíveis".
"Os senhores têm o poder na mão para parar aquele crime senão estão a servir exclusivamente a EDP, iguaizinhos ao Governo anterior", vincou a deputada ecologista. 
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário