terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Portugal é o mais desigual da Europa e o sexto mundo desenvolvido

Portugal é o país mais desigual entre as economias europeias, com os mais ricos a ganharem seis vezes mais do que os mais pobres, segundo um estudo ontem revelado pela OCDE.
O trabalho indica que Portugal continua a ser um dos países mais desiguais do mundo desenvolvido, ocupando a sexta posição em termos absolutos.
Os indicadores revelam que os 20% de portugueses mais ricos têm rendimentos seis vezes (6,1) superiores aos dos 20% mais pobres, quando na generalidade dos países da OCDE a média do fosso entre ricos e pobres é menos acentuada (5,5 vezes).
Os dados permitem ainda concluir que este fosso atingiu o nível mais elevado dos últimos trinta anos.
A OCDE constata o agravamento das desigualdades na grande maioria dos países da organização, onde o rendimento de 10% da população mais rica é nove vezes mais alto do que o das pessoas colocadas entre os 10% mais pobres.
Ao nível de desigualdade, Israel, EUA e Chile ainda conseguem ultrapassar Portugal, que se encontra em pé de igualdade com o Reino Unido. Nos últimos anos, o fosso entre ricos e pobres também cresceu nos países tradicionalmente mais igualitários, como é o caso da Suécia, da Alemanha e da Dinamarca. O Brasil, embora esteja fora da OCDE, foi, segundo aquela instituição, o país que registou a maior redução de desigualdades entre os grandes Estados emergentes do mundo.
O fosso entre os mais ricos e os mais pobres continua a ser especialmente cavado por cá. Mas ao contrário da tendência na OCDE, os rendimentos dos mais pobres têm crescido acima dos que mais têm, em boa medida devido a políticas sociais que, por causa da crise, estão agora ser forçadas a fazer marcha atrás.
Portugal continua a ser, de acordo com vários indicadores, um dos países mais desiguais do mundo desenvolvido. Os 20% mais ricos têm rendimentos seis vezes (6,1) superiores aos dos 20% mais pobres. 




Sem comentários:

Enviar um comentário