terça-feira, 13 de agosto de 2013

Douro Film Harvest presta tributo ao cineasta João Botelho

O realizador, já por algumas vezes, usou o Douro como palco ou se inspirou neste território, classificado pela UNESCO em 2001, para os seus trabalhos.

A quinta edição do Douro Film Harvest (DFH) arranca a 14 de Setembro com um orçamento de cerca de 100 mil euros, apresenta 24 filmes e presta tributo ao realizador João Botelho, anunciou esta segunda-feira a organização.
Manuel Vaz, presidente do festival, disse à agência Lusa que o festival arranca em Sabrosa com a apresentação do filme “Mondovino”, seguido de uma tertúlia com o realizador norte-americano Jonathan Nossiter.

No mesmo dia, o Douro Film Harvest que é organizado e produzido pela Expanding World, associa-se ao Festival das Aldeias Vinhateiras, em Provesende, com a peça de teatro “O pecado da gula”, que é interpretada por Marcantonio Del Carlo.

Na abertura do festival, será ainda prestado tributo ao realizador João Botelho, que por algumas vezes usou o Douro como palco ou se inspirou neste território, classificado pela UNESCO em 2001, para os seus trabalhos.

Em Sabrosa, será apresentado o documentário “A terra antes do céu” do realizador dedicado a Miguel Torga, escritor que nasceu neste concelho.

Entre os seus trabalhos mais conhecidos destaca-se ainda o “Um Adeus Português”, primeiro filme português a explorar o tema da Guerra Colonial, ou a sátira ao exercício do poder, “A Mulher Que Acreditava Ser Presidente dos Estados Unidos”.

Este festival de cinema procura aliar a melhor selecção de filmes às melhores colheitas de vinhos produzidos na mais antiga região demarcada do mundo.

Os filmes a concurso vão dividir-se em três secções, nomeadamente “Wine Films”, “Food Films” e “Curtas da Casa”.

Fora de competição existem as rubricas “A Nossa Colheita” e “Fora da Carta”. Em “A Nossa Colheita” será apresentada a curta-metragem “Mau Vinho”, a primeira realizada por Marcantonio del Carlo e produzida pelo Douro Film Harvest em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

O Douro Film Harvest apresenta 24 produções, todos estreias nacionais, algumas europeias e uma mundial.

Manuel Vaz referiu que o orçamento ainda está a ser preparado, mas que deverá rondar os 100 mil euros de financiamento directo. O responsável referiu que o festival sobrevive sem apoios estatais, por parte da cultura ou do turismo e que a organização conta com o apoio de patrocinadores. O Douro Film Harvest termina no dia 21, no Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário