sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Douro Film Harvest com nova edição de 14 a 21 de Setembro

O Douro Film Harvest (DFH) regressa à paisagem única do Douro e da cidade do Porto, na semana de 14 a 21 de de Setembro. Apresentará um total de 24 filmes, todas estreias nacionais, algumas europeias e uma mundial. O evento procurará, uma vez mais, levar ao mundo o que de melhor se faz no Douro, ao mesmo tempo que se partilham experiências e novidades de diversas áreas além do cinema: música, gastronomia e vinho.


 
Na abertura do festival, será prestado tributo ao realizador português João Botelho. Entre os seus trabalhos mais conhecidos destaca-se o «Um Adeus Português» (1985), primeiro filme português a explorar o tema da Guerra Colonial, ou a sátira ao exercício do poder, «A Mulher Que Acreditava Ser Presidente dos Estados Unidos» (2002).
 
«A Year in Burgundy» (David Kennard), «Wine of Summer» (Maria Matteoli, com participação de Sónia Braga), «Red Obsession» (David Roach e Warwick Ross, com a participação de Russel Crowe), «Somm» (Jason Wise) e «Tesouro» (Marcantonio del Carlo), são os filmes em competição na secção «Wine Films», sendo a primeira vez que o festival tem um filme português a competir nesta categoria. Esta pretende ser uma homenagem do DFH à extraordinária ligação que se pode estabelecer entre o cinema e o vinho.
 
Já na secção «Food Films» concorrem películas em que a comida tem um papel relevante, todas elas em estreia nacional: «18 Comidas» (Jorge Coiro), «Jiro Dreams of Sushi» (David Gelb), «Dive!» (Jeremy Seifert), «Perfect Sense» (David Mackenzie), com a participação de Ewan McGregor) e «Tasting Menu» (Roger Gual).
 
Gonçalo Galvão Teles, realizador, Pedro Garcias, jornalista do jornal Público, George Sandeman, enólogo, Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal e António Augusto Fontainhas Fernandes, reitor da UTAD integram o júri que irá escolher o melhor filme da categoria «Wine Films».
 
Para júri da «Food Films» foram convidados Ricardo Campos Costa, proprietário do restaurante Shis Clérigos, Leonel Vieira, realizador, o chef Vítor Matos, Sónia Mendes, da Associação Portuguesa de Nutricionistas e Miguel Osório, administrador do grupo Sonae.
 
Adelaide Teixeira, Atriz, António Martinho, do Turismo do Douro, Lévi Leonido, professor da UTAD, Nuno Rocha, realizador e Alexa Rodrigues, produtora executiva da Shortcutz Amsterdam serão o júri das «Curtas da Casa».
 
Fora de competição existem as rubricas «A Nossa Colheita» e «Fora da Carta». N’ «A Nossa Colheita» será apresentada a curta-metragem «Mau Vinho», a primeira realizada por Marcantonio del Carlo e produzida pelo DFH em parceria com a UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro). Já em «Fora da Carta» será exibido o filme «Vinho de Chinelos» e um episódio extra do filme «Mondovino» (2004) do realizador Jonathan Nossiter, exibido há uns anos atrás no DFH.
 
O Douro Film Harvest realiza-se pelo quinto ano consecutivo, desde 2009, e constitui já um nicho único no panorama internacional de cinema, procurando aliar a melhor seleção de filmes às melhores colheitas de vinhos produzidos na mais antiga região demarcada do mundo. Pelo evento já passaram, nas edições anteriores, nomes como Bo Derek, Sophia Loren, Andie MacDowell, Milos Forman, Kyle Eastwood, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário