sexta-feira, 5 de abril de 2013

Douro: boias de sinalização retificadas na próxima semana

Instituto Portuário quer garantir condições de segurança e retomar a navegabilidade.




Fotos: Jorge Alminhas

O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) prevê que na próxima semana já possa iniciar a retificação e recolocação da balizagem no rio para garantir as condições de segurança e retomar a navegabilidade.

Por causa da subida do caudal do Douro, a delegação do Douro do IPTM suspendeu a navegação naquele rio no dia 26 de março.

No dia 29 a água galgou o cais da Régua, atingindo os dois estabelecimentos comerciais ali instalados, e, precisamente uma semana depois, estes edifícios ainda permanecem inundados.

Com a melhoria das condições climatéricas espera-se que o caudal regularize nos próximos dias e atinja os valores considerados normais para a época, criando condições para que o IPTM possa proceder às retificações de balizagem e assim criar condições para que seja retomada a navegação turística no Douro.

Fonte do instituto disse à agência Lusa que se prevê que na próxima semana já seja possível fazer a reposição das boias, que sinalizam o troço de rio por onde os barcos têm que navegar.

No entanto, tudo está dependente da chuva que possa cair e da água lançada pelas barragens espanholas, que hoje ainda debitam cerca de 1400 metros cúbicos por segundo.

Neste fim de semana já deverão estar reunidas as condições para que se possa abrir a navegação no troço Freixo-Foz, na zona do Porto.

Na semana passada, que antedeu a Páscoa, já havia barcos hotel a operar no rio, os quais foram colocados em portos em segurança, tendo os passageiros sido retirados e transportados de autocarro.

José Silva tem um negócio de aluguer de embarcações instalado na Folgosa e no Pinhão. Por estes dias o empresário está parado e de olhos fixos no rio.

Sem comentários:

Enviar um comentário