segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Idosos foram ouvir jazz ao Teatro de Vila Real

Teatro de Vila Real

Alguns idosos de Vila Real foram hoje pela primeira vez ao teatro assistir a um concerto de música, no âmbito de uma iniciativa do Festival Douro Jazz, que assinalou o Dia Internacional do Idoso.
"A festa estava boa", afirmou Anselmo Baptista, residente de São Miguel da Pena, que foi hoje pela primeira vez ao Teatro de Vila Real
A organização levou cerca de 70 idosos do concelho ao teatro para assinalar, em conjunto, os dias internacionais do Idoso e da Música.
"A música estava boa e foi uma experiência agradável", acrescentou Maria do Céu, com 76 anos.
Silvina Ferraz bateu muitas palmas ao som da banda residente do Douro Jazz, a Marching Band, mas disse que não dançou porque lhe doía a perna. "Foi lindo, já andei muito mundo, mas como esta festa vi poucas", frisou esta idosa, de 88 anos e natural de Agarez.
António Gonçalves, com 79 anos e residente nas Muas, já está acostumado às lides musicais, até porque tem um filho que canta, mas esta foi também a sua primeira experiência no Teatro de Vila Real e com um tipo de música diferente, o jazz.
"A festa foi 'porreira', foi um regalo", concluiu.
O Festival Internacional Douro Jazz começou a 22 de setembro e termina a 13 de outubro.
Organizado pelos teatros de Vila Real, Bragança e Ribeiro Conceição, de Lamego, o festival teve como novidade este ano a iniciativa "Douro Jazz Sobre Rodas", com os músicos da Marching Band a subirem a uma carrinha para percorreram, a tocar, alguns centros de vilas e cidades durienses.
A ideia é fazer circular a música jazz pela região demarcada mais antiga do mundo, que se encontra em plena vindima.
A edição 2012 do Douro Jazz conta com as atuações, entre outros, das cantoras Marta Hugon e Elisa Rodrigues, e dos pianistas João Paulo Esteves da Silva, Júlio Resende e Mário Laginha, que encerrará o festival.
Ainda no âmbito do Dia Internacional do Idoso, juntaram-se hoje, em Mesão Frio, os mais velhos aos alunos do 2.º ciclo do agrupamento de escolas para, em conjunto, participarem em jogos tradicionais.
A iniciativa, inserida na operação "Gerações de Mãos Dadas" da GNR, contou com a parceria da Câmara de Mesão Frio e do projeto "3 Saberes", da Santa Casa da Misericórdia local.
A GNR sinalizou 307 idosos a viverem sozinhos ou isolados no concelho de Mesão Frio, um dos mais envelhecidos do distrito de Vila Real.
PLI // SSS.
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário