quarta-feira, 14 de março de 2012

Túnel do Marão: “Não sei se as obras vão continuar”, diz secretário de Estado

Os trabalhos no Túnel do Marão permanecem bloqueados, à espera de um acordo entre o Estado e a empresa concessionária. Em comissão parlamentar, Sérgio Monteiro, secretário de Estado das Obras Públicas, reconhece a importância da infra-estrutura, mas diz que não sabe se as obras de ligação entre Amarante e Vila Real vão continuar.
Infra-estrutura essencial na conversão do IP4 em auto-estrada, o Túnel do Marão continua com as obras suspensas, com as máquinas desligadas, à espera que o Estado e a empresa concessionária atinjam um entendimento. A ligação entre Amarante a Vila Real está em risco, segundo adianta um membro do Governo
Foto: JN
Em comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas, o secretário de Estado da tutela, Sérgio Monteiro, afirmou que o Governo desconhece se os trabalhos vão ser retomados. “Não sei se as obras vão continuar”, disse, aos deputados, na Assembleia da República.
“Não existe acordo entre o Estado e a concessionária. Nesse sentido, os trabalhos no Túnel do Marão não avançam. É uma obra é muito importante, mas o Estado tem de defender os seus interesses”, referiu o secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
Nesta comissão parlamentar, Sérgio Monteiro referiu ainda que o Governo “não vai à boca do túnel tirar fotografias só para mostrar que a obra foi retomada”. Recorde-se que esta é a terceira vez que os trabalhos são suspensos no Túnel do Marão – o maior túnel rodoviário da Península Ibérica.
Já foram apresentadas duas providências cautelares da empresa Águas do Marão, que travaram a força das máquinas na escavação do túnel. Entretanto, surgiu um problema de corte de financiamento, levado a cabo pelo sindicato bancário que está a financiar a obra. Este desacordo entre o Estado e a concessionária vem apertar outro nó.
Alheios a bloqueios, os trabalhos de alargamento do IP4 decorrem, já com alguns troços concluídos. A obra lançada pelo executivo de José Sócrates, que quis dotar Trás-os-Montes da primeira autoestrada, aguarda que o executivo de Passos Coelho desaperte um nó e acenda uma luz ao fundo do túnel.

Sem comentários:

Enviar um comentário