sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

«Rios Douro» para ver no Peso da Régua


Museu do Douro

A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, inaugura hoje, terça-feira, no Peso da Régua, a exposição do Museu do Douro subordinada ao tema «Rios Douro», que faz uma homenagem ao «actor principal» do património mundial da UNESCO.

De portas abertas desde 20 de Dezembro de 2008, a sede do Museu do Douro recebeu 40 mil visitantes, que passaram pela exposição «Barão de Forrester», que será substituída por «Rios Douro».

\"Rios Douro\" é composta pelas exposições \"Mestre Joaquim Lopes - Douro\" , de pintura de Manuel Casal Aguiar, e uma instalação na qual um barco rabelo será recuperado ao vivo.

O rabelo é uma embarcação tradicional que cruzava o rio Douro e era utilizada para transportar o vinho do Porto.

O director do museu, Fernando Maia Pinto, referiu que a exposição presta \"homenagem ao rio Douro, o actor principal\" deste território.

A segunda exposição programática do Museu do Douro vai mostrar as diversas facetas deste rio, recorrendo a diferentes olhares, perspectivas e abordagens, desde a pintura, a etnografia, exposição documental ou fotografias.

Na primeira fase, segundo o responsável, a exposição mostra um Douro de \"estética\" e depois vai evoluir para caminhos mais tecnológicos, revelando os mais diversos conteúdos do rio como os aproveitamentos hidroeléctricos ou o caminho-de-ferro que viaja a seu lado.

\"Rios Douro\" integra diversas exposições e outras iniciativas que culminam em Abril de 2011, dando lugar a uma nova exposição programática, que homenageará \"A Ferreirinha\".

Em 2011, assinalam-se os 200 anos do nascimento de dona Antónia Adelaide Ferreira.

O secretário de Estado da Cultura vai também marcar presença no evento, que termina com um concerto do Quarteto Douro.
, 2009-12-15

Fonte: Diário de Trás-os-Montes

Sem comentários:

Enviar um comentário