sábado, 17 de março de 2012

Cavaco promete interceder pela viticultura duriense


Presidente garantiu fazer chegar ao Governo um documento entregue pelo autarca de Alijó.

Cavaco Silva, foi confrontado, este sábado, em Alijó, por um pedido de «ajuda, influência e esforço» para resolver a crise que afeta os pequenos e médios viticultores da Região Demarcada do Douro (RDD). 

«Eu registei tudo aquilo que disse na sua intervenção, senhor presidente da câmara, e levarei com muito interesse o documento que me entregou e farei chegar ao poder executivo», salientou o Chefe de Estado.

Cavaco Silva deixou esta garantia ao presidente da Câmara de Alijó e da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro), Artur Cascarejo, que lhe entregou um documento que aborda os problemas e propostas de soluções para ultrapassar a crise que afeta a viticultura duriense.

«Não queremos ser responsáveis pela agonia lenta da nossa região e, por isso, pedimos-lhe a sua ajuda, a sua influência e o seu esforço, porque sabemos que também se preocupa muito com estas matérias e sabemos que não acredita no futuro deste país apenas numa lógica de austeridade», afirmou o autarca. 

Artur Cascarejo salientou que o documento, sobre o qual não quis revelar o conteúdo, representa um «grito de alerta» da Região Demarcada do Douro em defesa dos seus pequenos e médios produtores.

Os viticultores queixam-se de uma quebra nos rendimentos, consequência dos baixos preços de venda dos vinhos e da redução do benefício, a quantidade de vinho do Porto que cada um pode produzir.

No seu discurso, o Presidente da República quis destacar a parte social, o poio prestado pelas misericórdias às famílias, aos idosos, e deixou um apelo à solidariedade. 

Antes, à chegada a Alijó, o Chefe de Estado foi recebido por um grupo de jovens que gritavam palavras de ordem contra a construção da Barragem de Foz Tua. Cantando «Cavaco coragem, mais uma barragem» e empunhando uma tarja onde se podia ler «rios + betão», os oito jovens quiseram alertar para o que dizem ser a destruição do vale e a linha do Tua. Cavaco passou ao lado, mas não parou, seguindo para dar início à visita ao concelho de Alijo.


Sem comentários:

Enviar um comentário