quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

XIII Festival de Sabores Mirandeses

No próximo carnaval, este ano de 2012, de 17 a 20 de Fevereiro, decorre o XIII Festival de Sabores Mirandeses, em Miranda do Douro, pequena cidade do nordeste transmontano, sede de concelho do distrito de Bragança. Esta localidade fronteiriça acolhe nas suas festas de verão e de inverno um número grande de visitantes oriundos não só das diferentes regiões transmontanas e outras zonas do país, mas também de Espanha, ali ao lado. Os espanhóis aparecem por estas bandas, sobretudo pela qualidade da comida Mirandesa - dizem que se come bem, muito e barato.
No Festival de Sabores Mirandeses estarão presentes sessenta expositores que colocarão ao dispor a vitela mirandesa, o cordeiro mirandês e o porco com uma variedade imensa de carnes que este animal tradicionalmente fornece. Evidentemente que todas estas carnes são melhor digeridas com um bom vinho, que o há de óptima qualidade nesta região.
Animação não faltará com a presença de gaiteiros, tamborileiros e pauliteiros. Toda a música em Miranda tem raízes profundamente ancestrais e fazem parte de tradições que os seus habitantes têm sabido preservar ao longo dos tempos.
Das actividades ao ar livre a realizar, destacam-se uma montaria ao javali, passeios BTT e TT e passeios pedestres.
O dia 17 de Fevereiro, sexta feira, é dedicado ao Fumeiro. Ao outro dia, sábado, 18, é dia do Cordeiro Mirandês. Domingo, 19, é o dia da Vitela Mirandesa. Segunda feira, 20, é o Dia do Porco.

Sem comentários:

Enviar um comentário