segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Turismo é âncora para desenvolvimento do Douro

O secretário-geral do PS, António José Seguro, defendeu este domingo (26-02-2012) que o Douro tem que diversificar a sua oferta para além do vinho, considerando que o turismo é a «âncora» para o desenvolvimento e criação de emprego.

O 'Roteiro do Interior' levou o líder socialista ao Peso da Régua, onde visitou a exposição sobre o bicentenário de Dona Antónia Adelaide Ferreira. A mais antiga região demarcada do mundo, o Douro, atravessa uma crise que está a afectar milhares de pequenos e médios vitivinicultores.
«Quando há crise num sector, convém diversificar», referiu.
«O Douro tem potencialidades ao nível do vinho, mas também do turismo e de outros produtos endógenos associados», afirmou aos jornalistas.
O secretário-geral do PS frisou que o «turismo é uma âncora para o desenvolvimento económico, para a criação de emprego» neste país que está tão necessitado precisamente de «emprego e de crescimento económico».
Neste sentido, reafirmou o «erro colossal» que considerou que o Governo está a fazer ao acabar com as entidades regionais de turismo, como é o caso do Douro ou da Serra Estrela.
«Não tem sentido absolutamente nenhum. Porque desde que ela (Turismo do Douro) existe houve um enorme dinamismo e há resultados, designadamente em termos de acréscimos de dormidas e de turismo nesta região», salientou.
António José Seguro deu como exemplo os 3.900 turistas australianos que, este ano, deverão visitar o Douro, e que foi hoje noticiado pelo Jornal de Notícias.
O líder do PS foi ainda instado pelos jornalistas a falar sobre a Casa do Douro, instituição representativa da viticultura duriense, que possui uma dívida de mais de 100 milhões de euros e salários em atraso aos funcionários.
«É um problema que existe há décadas e que é preciso de facto resolver, mas resolver seriamente. Todos nós conhecemos os problemas por que a Casa do Douro está a passar, na maior parte deles são problemas estruturais que precisam de uma solução definitiva», sublinhou.
Sobre o que o PS pode fazer para ajudar, António José Seguro frisou que o roteiro que está a ser promovido tem precisamente o objectivo de chamar a «atenção para os problemas e potencialidades do interior».
Esta iniciativa termina a 3 de Março em Castelo Branco com uma conferência nacional sobre »A Defesa do Interior».

Sem comentários:

Enviar um comentário