quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Presidente da Federação de Associações de Caçadores da 1ª Região Cinegética pede mais fiscalização à caça furtiva


Foto de Mensageiro de Bragança
A gestão da caça é um problema que afecta o sector na região de Trás-os-Montes e Alto Douro. O presidente da Federação de Associações de Caçadores da 1ª Região Cinegética, Castanheira Pinto, defende a colocação de técnicos qualificados no terreno para elaborarem planos transversais a zonas de caça com as mesmas características, de forma a adequar aquilo que se caça ao efectivo existente. 
“Os caçadores não podem caçar a seu belo prazer. É preciso que quem sabe faça uma gestão cinegética optimizada e planificada, para que as espécies possam abundar. E para isso, em muitos casos, é necessário alterar os habitats, porque deixou de se cultivar, há cada vez mais monte e, portanto, é preciso trabalhar muito para criar a caça”, defende o representante dos caçadores.
Castanheira Pinto afirma que as Federações podem dar um contributo importante nesta matéria, mas para isso precisam de condições financeiras que lhes permitam contratar os técnicos.
O presidente da Federação de Associações da 1ª Região Cinegético lançou o repto ao secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, na passada sexta-feira, durante a abertura da XVI Feira da Caça e do Turismo de Macedo de Cavaleiros. O governante, no entanto, diz que o País não tem condições para garantir financiamento para este sector e apela a uma união de todos os intervenientes no sector para que haja evoluções no ordenamento e na gestão da caça.
Daniel Campelo defende que a gestão da caça deve sair do plano municipal 
Segundo Daniel Campelo, as autarquias devem envolver-se mais nas questões do ordenamento cinegético, através dos gabinetes de apoio florestal, visto que estas duas áreas devem trabalhar de mãos dadas. “Temos que trabalhar lado a lado e não uns contra os outros. 
Neste momento, está a ser feito um grupo de trabalho pelo governo, em conjunto com as comunidades intermunicipais, no sentido de definir, a curto prazo, um conjunto de competências para gerir de uma forma integrada e não apenas numa escala municipal”, salienta o governante. Durante os quatro dias da feira da caça, que terminou anteontem, Macedo de Cavaleiros recebeu milhares de visitantes, entre os quais muitos caçadores que participaram nas montarias realizadas na região.

Sem comentários:

Enviar um comentário