sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Muros de xisto reconstruídos no Douro custam 125 milhões

O Douro poderá atingir os 200 quilómetros de muros de xisto reconstruídos, num investimento de cerca de 125 milhões de euros, com o apoio de fundos comunitários, segundo dados da Direção Regional de Agricultura hoje revelados.
Os muros em pedra posta de xisto são considerados os elementos mais marcantes na paisagem duriense, Património Mundial da Humanidade, classificado pela UNESCO em 2001.
José Pereira, assessor da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), revelou que está a ser feita uma forte aposta na recuperação dos tradicionais muros de xisto.
Para o efeito, foi criada uma medida específica no programa de financiamento comunitário PRODER, denominada Intervenção Territorial Integrada do Douro Vinhateiro, que apoia a manutenção e conservação destas estruturas tradicionais.
Segundo a fonte, "estão a ser apoiados cerca de cinco mil agricultores, que estão a receber anualmente cerca de cinco milhões de euros de apoios".
No âmbito do PRODER, já foi apoiada a recuperação de 25 quilómetros de muros, o que representa um investimento de 24 milhões de euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário