sábado, 11 de fevereiro de 2012

Os «Óscares» dos vinhos portugueses - Revista de Vinhos distingue 30 vinhos nacionais com Prémios de Excelência


A Revista de Vinhos distinguiu na sexta-feira à noite 30 vinhos portugueses com prémios de excelência, numa cerimónia em Lisboa, onde foram ainda premiadas personalidades e instituições na área de vinhos e gastronomia que se diferenciaram em 2011.

Os vencedores foram anunciados no final de um jantar, a cargo do chefe português Vítor Sobral, e das chefes brasileiras Ana Luiza Trajano e Bella Mansano, que decorreu na praça de touros do Campo Pequeno, em Lisboa.

A Revista de Vinhos distinguiu os 127 Melhores Vinhos de Portugal, das várias regiões vinícolas do país (Espumantes, Vinhos Verdes, Douro e Trás-os-Montes, Dão, Bairrada e Regionais Beiras, Ribatejo, Estremadura, Península de Setúbal, Alentejo, Algarve, Madeira, Moscatel e Vinho do Porto) e atribuiu Prémios de Excelência a outros 30, considerados «excepcionais, os melhores entre os melhores de todas as regiões».

Além dos vinhos, foram ainda distinguidas personalidades, empresas e instituições ligadas à área de vinhos e gastronomia que mais se distinguiram no ano anterior.

O prémio Empresa 2011 foi atribuído à Duorum vinhos, do Douro, e a distinção Adega Cooperativa 2011 foi para a Adega Cooperativa de Cantanhede, na Bairrada.

Álvaro de Castro, do Dão, foi considerado o Produtor 2011 e o prémio de Viticultura 2011 foi entregue à Symington Family Estates, do Vinho do Porto e Douro.

Entre os outros distinguidos estão as Caves Sandeman, de Vila Nova de Gaia, com o prémio Enoturismo, e Ricardo Morais do restaurante Bocca, em Lisboa, como Escanção do ano.

A seleção e atribuição dos prémios, que foram entregues pelo 15.º ano consecutivo, são da responsabilidade da redacção da revista e é «baseada em critérios editoriais».

A lista dos premiados e os argumentos que justificaram as distinções são o tema de capa da edição de Fevereiro da Revista de Vinhos, nas bancas a partir de segunda-feira.
Este foi o 15.º ano consecutivo que a Revista de Vinhos atribuiu os prémios.

O Prémio de Gastronomia, atribuído ao chefe Rui Paula, dos restaurantes DOC, no Douro, e DOP, no Porto, foi este ano baptizado de David Lopes Ramos.

A Revista de Vinhos decidiu homenagear desta forma o jornalista, falecido em Abril.

David Lopes Ramos era um dos mais respeitados críticos de gastronomia e vinhos em Portugal. Fundador do jornal Público, onde se manteve até se reformar poucos meses antes de morrer, o jornalista foi colaborador da Revista de Vinhos e autor de vários trabalhos sobre a gastronomia portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário