terça-feira, 8 de novembro de 2011

Mais um a mandar EMIGRAR “ Paulo Rangel “


O eurodeputado do PSD Paulo Rangel sugeriu na terça-feira a criação de uma agência nacional para ajudar os portugueses que queiram emigrar, considerando que essa pode ser uma «segunda solução» para quem não encontra trabalho em Portugal.
«Às tantas, nós até devemos pensar, se houver essas oportunidades, em, de alguma maneira, gerirmos esse processo. Talvez fosse uma forma de controlar os danos. Era ter, no fundo, uma agência nacional que pudesse eventualmente identificar necessidades e procurar ajustar as pessoas que tivessem vontade - não é forçar ninguém a emigrar, não se trata disso - e canalizar isso», afirmou Paulo Rangel.
Questionado pelos jornalistas, à entrada para uma reunião do Conselho Nacional do PSD, num hotel de Lisboa, Paulo Rangel disse não ver «motivo para escândalo» nas declarações do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, sobre a emigração dos professores que não conseguem colocação nas escolas portuguesas.



País tem os menores níveis de escolaridade da Europa

Passos Coelho sugere a emigração a professores desempregados





Questionado sobre se aconselharia os “professores excedentários que temos” a “abandonarem a sua zona de conforto e a “procurarem emprego noutro sítio”, Passos Coelho respondeu: “Em Angola e não só. O Brasil tem também uma grande necessidade ao nível do ensino básico e secundário”, disse durante uma entrevista com o Correio da Manhã.



Pedro Passos Coelho deu esta resposta depois de ter referido as capacidades de Angola para absorver mão-de-obra portuguesa em sectores com “tudo o que tem a ver com tecnologias de informação e do conhecimento, e ainda em áreas muito relacionadas com a saúde, com a educação, com a área ambiental, com comunicações”.


“Sabemos que há muitos professores em Portugal que não têm, nesta altura, ocupação. E o próprio sistema privado não consegue ter oferta para todos”, disse ainda o primeiro-ministro.

“Estamos com uma demografia decrescente, como todos sabem, e portanto nos próximos anos haverá muita gente em Portugal que, das duas uma: ou consegue nessa área fazer formação e estar disponível para outras áreas ou, querendo manter-se sobretudo como professores, podem olhar para todo o mercado da língua portuguesa e encontrar aí uma alternativa”, explicou.



Relacionado:




A JSD de Ponte da Barca organizou a conferência subordinada ao tema “ MAIS PROXIMIDADE, MAIS CONTACTO. QUE FUTURO PARA A COMUNIDADE PORTUGUESA EMIGRANTE”,  Decorreu na Junta de Freguesia de Cuide Vila Verde e teve como objectivo a apresentação das medidas do Governo Português no que diz respeito a reforço da proximidade para com os emigrantes portugueses espalhados pelo mundo. A adesão dos autarcas locais, presidentes de juntas de freguesias e população em geral, com muitos jovens, foi maciça e resultou numa sessão de esclarecimento bastante participada.


Secretário de Estado apela a jovens para emigrarem

"Se estamos no desemprego, temos de sair da zona de conforto e ir para além das nossas fronteiras". Foi este o conselho dado pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Alexandre Miguel Mestre, aos jovens desempregados portugueses.
O governante, que falava perante representantes da comunidade portuguesa em São Paulo e jovens luso-brasileiros, considerou que Portugal não pode olhar a emigração apenas com a visão negativista da "fuga de cérebros", apesar de, quando era oposição, o PSD sempre ter defendido que a política de incentivo ao emprego do então governo socialista se limitava a mandar os portugueses para o estrangeiro.
Para Miguel Mestre, se o jovem optar por permanecer no país que escolheu para emigrar poderá "dignificar o nome de Portugal e levar ‘know how' do que Portugal sabe fazer bem". E caso a opção seja voltar, o emigrante, defendeu, poderá "replicar o que viu" no sentido de "dinamizar, inovar e empreender". Com o intuito de capacitar o jovem português, o responsável diz que o Governo pretende incentivar também os intercâmbios estudantis e os estágios no estrangeiro.

  • Agora pergunto eu aos intervenientes directos da conferência subordinada ao tema “ MAIS PROXIMIDADE, MAIS CONTACTO. QUE FUTURO PARA A COMUNIDADE PORTUGUESA EMIGRANTE” qual é a opinião sobre as declarações do sr Secretário de Estado?


  • Eu tenho a resposta!

Maioria dos presentes nessa organização está pelo convívio, almoço e vaidade.
Esse sr Secretário de Estado deseja empurrar portugueses para descer as estatísticas, poupar no subsidio de desemprego e deseja que o emigrante trabalhe envie dinheiro, gaste dinheiro, faça sua declaração de impostos dos rendimentos obtidos no estrangeiro tudo em nome de Portugal. 


Sem comentários:

Enviar um comentário