sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Baião: “Casa de Tormes” incluída em obra sobre casas de escritores no Douro

A Quinta de Vila Nova, em Tormes, Santa Cruz do Douro (Baião), imortalizada na obra de Eça de Queiroz e actualmente sede da fundação com o nome do escritor, acolhe no dia 11 de Novembro, a partir das 21h30, a apresentação do livro “Casas de Escritores no Douro”, da autoria de Secundino Cunha.

A obra, como o próprio nome indica, proporciona uma incursão às casas de muitos dos escritores mais importantes da literatura portuguesa com ligações ao Douro. Nas páginas do livro encontram-se referências a autores como Miguel Torga, Guerra Junqueiro, António Cabral ou Teixeira de Pascoaes e respectivas bibliotecas e espaços dedicados à escrita.

Apesar de Eça de Queiroz nunca ter residido na Quinta da Vila Nova, em Tormes, esta propriedade é descrita no livro dada a sua importância patrimonial e o contributo para compreender a vida e obra do autor de “A Cidade e as Serras”.

O livro “Casas de Escritores no Douro” foi publicado pela editora “Opera Omnia” e conta com fotografia da autoria de Sérgio Freitas. A apresentação da obra conta com o apoio da Câmara Municipal de Baião e da Fundação Eça de Queiroz.

***

Sem comentários:

Enviar um comentário