quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Castanha "é o petróleo" da região transmontana.

Portugal pode ser líder europeu na produção de castanha
Portugal pode ser líder europeu na produção de castanha, fruto que é destinado na sua maioria à exportação e rende anualmente cerca de 50 a 60 milhões de euros aos produtores, defendeu, este domingo, um investigador da Universidade de Vila Real. 
José Gomes Laranjo, professor na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), há muito que afirma que a castanha "é o petróleo" da região transmontana.
O especialista integra a rede nacional da fileira da castanha -- RefCast -- que quer aumentar a área de produção, incentivar o consumo em Portugal e apostar também na transformação, praticamente inexistente no país.
Cerca de 35 mil hectares estão ocupados com souto, que produzem uma média anual de 50 a 60 mil toneladas de castanha o que corresponde a aproximadamente cerca de 50 a 60 milhões de euros de rendimento para o produtor.
A propriedade média destes agricultores é de um a um hectare e meio. "O souto faz-se da pequena propriedade e tem a rentabilidade na ordem dos 50% para os produtores", sublinhou.
A "excelente qualidade" das variedades de castanha portuguesa levam a que, segundo o responsável, seja elevada a sua procura a nível internacional, tanto para a sua industrialização como para o consumo em fresco.



Sem comentários:

Enviar um comentário