segunda-feira, 26 de setembro de 2011

É PRECISO NAMORAR A VIDA

" Muitas pessoas têm um amante e outras gostariam de ter um”. Há também as que não têm, as que tinham e perderam". Geralmente são essas últimas que apresentam sinais típicos de insónia, apatia, pessimismo, crises de choro, dores etc. As suas vidas acabam de forma monótona, sem perspectivas, trabalham apenas para sobreviver e não sabem como ocupar seu tempo livre. Enfim, são várias as maneiras que elas encontram para dizer que estão simplesmente perdendo a esperança. Há quem diga que seja "Depressão", além da inevitável receita do antidepressivo do momento.
Assim, após seguir atentamente, eu lhes digo que não precisam de nenhum anti-depressivo; digo-lhes que precisam de um AMANTE!
É impressionante imaginar a expressão dos seus olhos (leitorª) ao ler minha humilde opinião. Há quem pense: "Como é possível que alguém se atreva a sugerir uma coisa dessas"?! Há também, osas que ficam chocados as, escandalizados as, não voltam a entrar no meu blog. Aqueles as que decidem ficar e não saem horrorizados as, eu, explico-vos o seguinte: "AMANTE" é aquilo que vos "apaixona", é o que toma conta do vosso pensamento antes de adormecer, é também aquilo que, às vezes, vos impede de dormir. "AMANTE " é aquilo que mantém distraídos as em relação ao que acontece à vossa volta.
É o que vos mostra o sentido e motivação da vida.
Às vezes encontram no "AMANTE" em vosso parceiro ª, outras, em alguém que não é vosso parceiroª, mas que vos desperta as maiores paixões e sensações incríveis. Também pode encontrá-loª na pesquisa científica, literatura, música, política, desporto, trabalho, na necessidade de transcender espiritualmente,  na boa mesa, no estudo ou no prazer obsessivo do passatempo predilecto. Enfim, é "alguém!" ou "algo" que nos faz "namorar a vida" e nos afasta do triste destino de "ir levando"!.. E o que é "ir levando"?  Ir levando é ter medo de viver. É o vigiar a forma como os outros vivem, é o se deixar dominar pela pressão, perambular por consultórios médicos, fazer medicação multicolorida, afastar-se do que é gratificante, observar decepcionadoª cada ruga nova que o espelho mostra, é aborrecer-se com o calor ou com o frio, com a humidade, com o sol ou com a chuva. Ir levando é adiar a possibilidade de desfrutar o hoje, fingindo se contentar com a incerta e frágil ilusão, de que talvez possamos realizar algo amanhã. Não se contente com "ir levando";  procure… Seja protagonista  DA SUA VIDA!
Acredite: o trágico não é morrer, afinal a morte tem boa memória, e nunca se esqueceu de ninguém. O trágico é desistir de viver... Por isso, e sem mais demoras, procure a sua vida.
·         (No texto não falo de infidelidade já que Amante é uma pessoa que ama, apaixonada.)



4 comentários:

  1. Maravilhosa definição de AMANTE

    ResponderEliminar
  2. Adorei o texto contra apatia com que por vezes enfrentamos as desventuras e aventuras da vida. Eu fico.

    ResponderEliminar
  3. Precisamos aprender a namorar a vida, sim, gostei muito!

    ResponderEliminar
  4. Texto muito lindo! Mexe com a nossa capacidade de escolha. Direciona para ver e vivenciar melhor a vida. Reflexão e a oalavra.

    ResponderEliminar