terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Quatro anos de actividade: Turismo do Douro com “avaliação muito positiva”

Presidente da
Entidade Regional de Turismo do Douro,
António Martinho

Foto de: Mensageiro Bragança
O presidente da Entidade Regional de Turismo do Douro, António Martinho, fez um balanço positivo dos quatro anos de actividade da entidade, destacando a internacionalização da marca, o aumento de turistas e de unidades hoteleiras como os aspectos mais positivos.
Em declarações à Lusa, António Martinho diz ter esperança de que a Assembleia da República, que ainda vai votar a resolução aprovada em Conselho de Ministros, “compreenda a importância” desta entidade, da qual o responsável faz uma “avaliação muito positiva”, apesar da nova reorganização regional do turismo prever a sua extinção e a integração do território na Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.
António Martinho, que prepara já a sua saída do Turismo do Douro, cargo a que já tinha decidido não se recandidatar mesmo que a entidade continuasse a existir, aponta, no entanto, alguns problemas que têm impossibilitado um maior desenvolvimento turístico da região.
A suspensão, na passada semana, da carreira aérea transmontana, a paragem das obras na Autoestrada Transmontana, a introdução de portagens na A24, que estancou o fluxo turístico da Galiza, e o aumento do IVA para 23 % na restauração são algumas das medidas que António Martinho diz terem prejudicado o turismo na região duriense.
Ainda assim, o responsável considera que o turismo no Douro "está na fase da sustentabilidade", tendo alcançado, em Setembro, uma taxa de ocupação de 52,9%, reflectindo um “pequeno aumento” face ao ano anterior e estando perto das 500 mil dormidas, quando em 2009 eram apenas 380 mil, ainda que o mercado nacional esteja em quebra, sendo, no entanto, compensado de alguma forma com os mercados estrangeiros.
Durante estes quatro anos, o Douro cresceu também em número de camas, que passou para 3.200, bem como de hotéis, contando actualmente com três hotéis de cinco estrelas, 10 quatro estrelas e cinco de três estrelas, enquanto a permanência média na região passou de 1,4 noites, em 2008, para 1,7 noites em 2011.
"O Douro afirmou-se como destino e uma marca que contribui para a captação de turistas", afirmou António Martinho à Lusa, explicando que o grande desafio continua a ser o combate à sazonalidade.
Por estes motivos, o presidente do Turismo do Douro faz um balanço positivo, lamentando assim a decisão do Governo de extinguir este pólo, que passará a estar integrado na Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, segundo o novo diploma de reorganização regional do turismo.
A Entidade Regional de Turismo do Douro entrou em funções em Janeiro de 2009, contando à data com um orçamento inicial de 670 mil euros, que sofreu cortes de 20% nos dois anos seguintes e de 30% no corrente ano.
FONTE/I.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário