terça-feira, 20 de novembro de 2012

“Castanhas e frutos secos” dão mote ao próximo workshop das Termas de Chaves


“Castanha e frutos secos” é o título do próximo workshop que as Termas de Chaves - Spa do Imperador vão realizar, no próximo dia 23 de novembro, pelas 19 horas. Este é o último mini curso deste ano, estando previstos novas temáticas no próximo.
A castanha é rica em hidratos de carbono complexos, sob a forma de amido e fibra, e contém pouca proteína e gordura, 100 gramas de castanha (185 Kcal) fornecem aproximadamente um terço da dose diária recomendada de vitamina E e um quarto de vitamina B6. É ainda uma excelente fonte de minerais como o cálcio, potássio e magnésio.

Na primeira parte do minicurso serão abordados alguns temas pelo nutricionista, como por exemplo os benefícios para a saúde do consumo da castanha e dos frutos secos.

Mas se para uns a castanha faz as delícias de um serão, para outros a ingestão deste fruto é sinónimo de cólicas intestinais. O truque, segundo Filipe Ferreira, para minimizar estes efeitos é necessário evitar a combinação da castanha com pão, arroz, batata e outros alimentos feculentos. Importa reforçar ainda que o consumo de castanha é compatível com o leite e os seus derivados, bem como fruta fresca.

Para além de poder ser comida crua, a castanha é um fruto muito versátil. Assada, cozida ou em forma de puré, a castanha pode servir de acompanhamento em diversos pratos, pode ser utilizada na confeção de sopas e guisados e até na produção de pão, bolos e biscoitos. Há para todos os gostos e este é o mote para a segunda parte do workshop, a aula pratica com a explicação e preparação de alguns dos pratos que serão depois degustados na terceira parte.

No final, todos os participantes serão presenteados com um livro de receitas digital “Castanha e frutos secos”. Os interessados poderão inscrever-se nas Termas de Chaves até ao dia anterior, com um custo de 8 euros. No próprio dia o custo por cada inscrição será de 10 euros.
FONTE

Sem comentários:

Enviar um comentário