quinta-feira, 21 de junho de 2012

Google quer proteger Mirandês entre mais de sete mil línguas em risco


Projeto da gigante norte-americana é dar a conhecer ao mundo línguas que muitos milhões nunca ouviram, nem tão pouco sabem provavelmente que existem. No território nacional, Google quer proteger duas.
Mirandês e Linguagem Gestual são as duas línguas portuguesas que a Google quer proteger, entre mais de sete mil de todas as partes do mundo. O projeto, intitulado ‘Endangered Languages’, algo como ‘línguas em risco’, promete dar a conhecer ao mundo a beleza da ‘arte’ de falar e comunicar de formas que provavelmente nunca conhecemos.

Entre as mais de sete mil que a Google se compromete a proteger, ou pelo menos a ajudar nessa tarefa, estão as duas portuguesas, Linguagem Gestual e Mirandês, esta última atualmente falada por parte dos habitantes dos concelhos de Miranda do Douro e Vimioso, ambos pertencentes ao distrito de Bragança.

No site www.endangeredlanguages.com, rapidamente o utilizador tem à disposição um mapa-mundo, onde os pontos assinalam as linguagens que vão ser protegidas pela Google, em parceria com a Alliance for Linguistic Diversity. Clicando em cada uma, podem ser vistas diversas informações como a sua origem, os locais onde a falam, assim até como imagens de alguns habitantes da região.

Os utilizadores são também convidados à partilha de conhecimento sobre as línguas.

Saiba mais em www.endangeredlanguages.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário