domingo, 1 de abril de 2012

" Sedielos, Peso da Régua"


Minha terra é Sedielos,
onde nasceu também 
um duque
a todos que lerem este
meu poema, agradeçam aqui
no facebook.

Minha terra é linda, pois linda
de encantar, pois a ti querido
Sedielos nunca te deixarei
de amar.

Minha terra é Sedielos, pois
meu berço de embalar
pois a ti o Sedielos te deixei
e para longe fui emigrar.

Estou longe da vista
mas pertinho no coração
pois entre mim e ti
o minha terra nunca deixara 
de haver esta união.
Escrito por: Aldeiadaságuias Sedielos Régua

Sedielos está situada no limite ocidental do município, a cerca de 12 Km da cidade. Sedielos condensa uma mistura heterogénea de paisagens, aqui e ali quebradas pelas povoações.
A origem da palavra “Sedeelos” deriva provavelmente da expressão latina “setanellu”, podendo referir-se a uma espécie de nespereira, certa variedade de alho ou cebola silvestre, abundantes em Sedielos na época em que o povoado se formou.
Na antiga zona comum a Sedielos e Fontes, D. Egas Moniz foi dono de propriedades, compradas a Múnio Peres, em 1136, por uma quantia considerável para a época: 300 maravedis. Em 1205, D. Sancho I, ao povoar as terras de Penaguião, organizou um pequeno Município rudimentar em que o território aforado era bastante extenso. Em 1933, os limites setentrionais da freguesia de Sedielos eram os atribuídos, nesta parte, ao município rudimentar Fontes-Tabuadelo-Crastelo: “dividit… cum Tavoadel de Jusao et cum Vinios (Vinhos) et cum Ferreirea (Ferraria) e cum Ermitã (Ermida).
As casas de xisto constituem um dos aspectos mais interessantes desta freguesia, erguendo-se entre ruelas estreitas e terrenos plantados de vinha. Por toda a freguesia, o turista encontrará capelas, igrejas e um cruzeiro dignos de serem visitados. A freguesia de Vinhós situa-se nas fraldas da serra do Marão, sendo o lugar da Ermida o mais abrupto, onde fica a célebre "Fraga da Ermida", onde a águia real faz o ninho. A Igreja Matriz cuja construção data de 1739 merece uma visita.

Heráldica
Brasão: escudo de verde, lobo passante de ouro, armado, animado e lampassado de  vermelho; em chefe, um ramo de castanheiro de prata, amentinhado do mesmo e com ouriços de ouro, abertos de negro, posto em faixa; em campanha, monte de três cômoros de ouro, movente da ponta. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «SEDIELOS».


Sem comentários:

Enviar um comentário