quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O fumeiro de Vinhais, Trás-os-Montes, vale €6 milhões por ano


Os negócios que giram em torno do fumeiro regional de Vinhais, no nordeste transmontano, valem já €6 milhões por ano e 300 empregos directos, de acordo com responsáveis por este sector de actividade.
Na apresentação da Feira do Fumeiro, os responsáveis locais afirmaram que este certame é apenas “uma montra” da dimensão desta actividade no concelho, que ao longo do ano dinamiza os sectores da restauração, hotelaria, transportes e outras empresas – dos produtores aos controladores de qualidade e comerciantes.
Segundo Américo Pereira, presidente da câmara de Vinhais, as 40 toneladas de produtos vendidas na Feira do Fumeiro representam apenas 2 a 3% do comércio que se desenvolve durante todo o ano, o que dá uma perspectiva do valor deste sector de actividade para a pequena economia transmontana.
A Feira do Fumeiro cumpre 32 anos em 2012 e vai reunir 500 expositores entre 9 e 12 de Fevereiro, em Vinhais. A feira surgiu com “meia dúzia de mulheres a venderem enchidos num largo da vila”, de acordo com Américo Pereira, e acabou também por ajudar à recuperação do porco bísaro, que estava ameaçado de extinção e que é responsável que carne que distingue o fumeiro de Vinhais.
Todos os produtos têm qualidade certificada e já motivaram o aparecimento de 20 pequenas fábricas, 80 produtores licenciados, 70 unidades de transformação e 150 unidade de criação de suínos, ou pocilgas. A câmara de Vinhais espera que 50 mil pessoas visitem a Feira do Fumeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário