quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Essência do Vinho elege top 10 e distingue “Ícones do Douro”


A eleição dos 10 melhores vinhos portugueses e a realização de 50 provas, uma delas dedicada aos “Ícones do Douro”, são alguns dos pontos altos da Essência do Vinho (EV) deste ano, que decorrerá entre os próximos dias 16 e 19, no Porto.
O evento, organizado pela empresa homónima, em parceria com a Associação Comercial, do Porto, foi esta quinta-feira apresentado e contará com “350 produtores” nacionais e estrangeiros e “mais de 3.000 vinhos” para prova, destacou um dos seus responsáveis, Nuno Botelho.
“Apesar da crise, é o ano em que mais cedo tivemos a confirmação de todos os expositores”, o que para Nuno Botelho revela que o evento “está em contraciclo com a crise” que assola o país inteiro.
Estarão presentes lado a lado “grandes e pequenas empresas” nacionais, facto que o mesmo considera ser um sinal inequívoco da importância que o evento conseguiu alcançar desde que foi lançado, em 2004.
O programa da EV 2012 contempla 50 provas distribuídas pelos 4 dias do evento, sendo uma delas denominada “Os 10 vinhos mais exóticos de Portugal”, que terá lugar no primeiro e será conduzida pelo crítico Rui Falcão.
Entre esses vinhos figuram nomes como Afros Vinhão 2009, Quinta das Maias Jaen 2006, Anima L7, Bastardinho Azeitão 30 anos e HM Borges Malvasia 40 Anos, todos eles vinhos que “fogem aos estereótipos e rompem com as regras” por múltiplas razões que aquele especialista procurará explicar.
No mesmo dia, haverá uma prova dedicada aos “Admiráveis vinhos velhos do Dão”, alguns deles já com décadas, sendo “boa parte espólio do Centro de Estudos Vitivinícolas de Nelas”.
A eleição dos 10 melhores vinhos portugueses — 8 tintos, um branco e um vinho do Porto — é outro momento alto da Essência do Vinho.
Vão competir nesta edição 31 tintos, 8 brancos e 6 vinhos do Porto, num total de 45 vinhos “pré-selecionados pelo painel de provas da revista WINE — Essência do Vinho”, porque obtiveram as melhores pontuações ao longo do último ano.
Conversas informais
Diariamente, haverá “conversas descontraídas e informais conduzidas pelo sommelier Manuel Moreira, com dias e conselhos práticos para uma melhor apreciação do vinho”.
Como sempre, o Palácio da Bolsa é o quartel-general deste evento e Nuno Botelho diz estar fora de causa mudá-lo para outro local, para ganhar mais espaço, alegando que “isso seria perder uma mística e uma atmosfera únicas”.
“O produto tem sucesso também por causa disso”, argumentou ainda, depois de salientar que está a confirmada a presença de “cerca de 40 jornalistas e escanções, 30 dos quais são estrangeiros”.
Por todas estas razões, a organização conclui que a Essência do Vinho é “a principal experiência do vinho em Portugal”.


Sem comentários:

Enviar um comentário