quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

CITMAD apoia empresas nordestinas. Parceria com o Mercosul vai facilitar as acções de internacionalização


O Centro de Inovação de Trás-os-Montes e Alto Douro (CITMAD) está a apoiar os empresários transmontanos nas exportações para mercados fortes de todo o Mundo. 
João Calejo, do CITMAD, explica que esse apoio surge fruto de algumas parcerias, como a que foi assinada sexta-feira com a câmara de Comércio, Negócios e Indústria do Mercosul, na América do Sul. Segundo explicou, “o objectivo destas parcerias é possibilitar às empresas da região mecanismos que lhes permitam a internacionalização. Ter um interlocutor que os ajude a encontrar um parceiro para entrarem nesse país”. 
Um dos projectos que na sexta-feira à tarde foi apresentado num seminário organizado pela Associação Comercial e Industrial de Bragança foi o Soft Landing, desenvolvido pela EBN, uma instituição sediada em Bruxelas e que nasceu no âmbito da União Europeia. 
Vera Barracho explica que este projecto já foi lançado há cerca de um ano “e o objectivo é ajudar a empresas já estabelecidas a internacionalizarem-se, porque o Soft Landing está lançado numa rede que já tem contactos de 25 anos”, disse, “ajudando-os com tudo o que é necessário, como estudos de mercado”. 
Eurico Castro é empresário em Bragança e pretende internacionalizar o seu negócio, ligado à pastelaria e restauração. Vê nestes projectos uma boa forma de chegar a novos mercados. “Sem dúvida nenhuma. Cada vez mais as pessoas devem perceber que sem estes apoios é muito mais difícil lá chegar. E a mim interessa-me chegar a esta rede de contactos”, frisou. 
O CITMAD está sediado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e já congrega 71 entidades. 

Sem comentários:

Enviar um comentário