sábado, 21 de janeiro de 2012

Montarias no Douro


Este fim-de-semana, 21 e 22 de Janeiro, a Turismo do Douro associa-se a diversas entidades para promover o turismo cinegético da região do Douro, com várias montarias a decorrer no Douro, em Moimenta da Beira, Tabuaço e Torre de Moncorvo. Época de caça do javali na região, as autarquias e associações locais, organizam inúmeros eventos.
No sábado, decorre a 1ª Montaria do Stº Antão, em Peva, no concelho de Moimenta da Beira. Uma organização da Associação Caça e Pesca das Terras do Demo, que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Peva e da autarquia.
O programa começa às oito da manhã, com a concentração e pequeno-almoço na escola primária de Peva. Provam-se espumantes, queijos e doces tradicionais, a abrir o apetite para almoço. O leilão das reses está marcado para as 15:30 e, no domingo, dia de Festa de Santo Antão, faz-se o leilão das ofertas, antes de uma marrada de carneiros e uma marrada de bois.
Na Zona de Caça Municipal de Adeganha, em Torre de Moncorvo, tem lugar outra montaria. Os participantes devem reunir-se na ex-escola primária dos Estevais, às 8:00, seguindo por alguns petiscos de alheiras, chouriço, presunto, entremeada, entre outras iguarias. O regresso, é às 15:00, para o leilão e sorteio de alguns animais.
No concelho de Tabuaço, no domingo, a Secção de Caça do município e o Clube de Caça e Pesca, promovem uma montaria que arranca com a concentração no restaurante TabuaD'’aço, às 8:30.
A caça deverá terminar por volta das 15:00, antes do almoço e do leilão de javalis abatidos.
Há ainda um programa para acompanhantes que inclui o taco, passeio pelo Vale do Douro em autocarro com guia turístico, visita à Quinta do Panascal com prova de vinhos generosos e passeio pelos vinhedos da Região Demarcada do Douro, nas freguesias de Valença do Douro e Adorigo. Do programa faz também parte a visita à aldeia vinhateira de Barcos, ao Santuário de N. Srª do Sabroso, e ao Museu do Imaginário Duriense (MIDU), em Tabuaço. O regresso para almoçar com os elementos que participam na montaria será às 16:00.
Para quem deseja aproveitar o que de bom tem a Região do Douro, é algo a não perder!

Sem comentários:

Enviar um comentário